Games

Escoteiros do Brasil realizam evento inédito de e-Sports

Pela primeira vez, os Escoteiros do Brasil vão realizar um campeonato de e-Sports, o Scout e-Sports League. A competição acontece nos dois próximos finais de semana, 20 e 21 e 27 e 28 de junho. O evento é totalmente online e gratuito e, nessa primeira edição, aberto apenas aos que já fazem parte de alguma Unidade Escoteira. Serão aproximadamente 1100 participantes de 22 estados que vão competir entre si em oito dos jogos mais populares entre os jovens: Fortnite, League of Legends, Gartic, Teamfight Tatics, Paladins, Stop, Hearthstone e Overwatch. É a primeira vez que uma associação escoteira realiza um evento de e-Sports entre seus associados.

A ideia de um evento de e-sports surgiu antes do início da pandemia de coronavírus. Quando foi decretado o distanciamento social o evento se mostrou como uma oportunidade de engajar os jovens de forma divertida e útil em um cenário em que a realização de eventos e atividades presenciais está suspensa. Além de contribuir para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, raciocínio lógico, cooperação, tomadas rápidas de decisão e concentração, o Scout e-Sports League também é um momento para os jovens interagirem com escoteiros de todo o país.

Para o idealizador do evento, Fernando Kobaia, 28 anos, o campeonato é uma maneira de estar mais perto do interesse dos jovens. “Vejo uma grande importância para cada vez mais nos comunicarmos diretamente com a juventude, principalmente neste momento de distanciamento social. É uma nova oportunidade de praticar o método escoteiro, junto com o desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento”, afirmou.

Escoteiros e o Scout e-Sports League

Durante os quatro dias do Scout e-Sports League os jogadores irão competir entre si nos jogos pré-selecionados no momento de inscrição. Os jogos estão organizados em três faixas etárias: de 11 a 14, 15 a 17 e 18 a 21 anos, que são as mesmas idades dos jovens nos ramos escoteiro, sênior e pioneiro do Movimento Escoteiro.

Para acompanhar os jogos, no domingo, a competição será transmitida pelo canal dos Escoteiros do Brasil na TwitchTV, a maior plataforma de jogos online da atualidade. Gamers de todo o Brasil poderão acompanhar a transmissão a partir das 9h30 nos dias 21 e 28 de junho no twitch.tv/escoteirosdobrasil

Educação e jogos eletrônicos?

O Escotismo é um movimento de educação não formal onde as crianças e jovens por meio de atividades, jogos e vivências, desenvolvem cinco áreas de desenvolvimento: intelectual, físico, espiritual, afetivo, social e caráter. Dessa forma, o Movimento Escoteiro ajuda a desenvolver habilidades para a vida em todos os seus associados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Common Sense Media, os jogos eletrônicos também colaboram para desenvolver essas áreas. Todos os jovens entrevistados afirmaram ter aprimorado habilidades de trabalho em equipe com o jogo Fortnite, por exemplo, onde 40% afirmaram que o jogo ajudou a evoluir a habilidade de comunicação e 27% desenvolveram a resolução de conflitos. Por conta disso, além de divertir os jovens, o evento também representa uma importante e inovadora ferramenta de educação.

O que são e-Sports?

De acordo com a Confederação Brasileira de e-Sports, são “competições disputadas em jogos eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV”.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais jogadores de e-Sports e, segundo dados da Newzoo (agência especializada na modalidade), existem dois gamers para cada praticante de futebol no país. O universo dos esportes eletrônicos envolve empresas de desenvolvimento de jogos, ligas, competidores, e plataformas de streaming. A indústria deve movimentar cerca de US$180 bi até 2021, segundo dados da Newzoo.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade