Entenda porque existem poucos Jonin na turma de Naruto em Shippuden

Jonin é a classe mais alta de ninjas dentro de uma Vila Oculta em Naruto. São ninjas especialistas, os melhores no que fazem e geralmente são os melhores combatentes que optaram por não entrar nas organizações ANBU.

Mas a geração de Naruto possui ninjas poderosos, que mesmo após se tornarem ninjas de verdade – genin – já demonstravam características que poderiam alçá-los para voos maiores.

Mas quando Naruto Shippuden começou, apenas Neji era Jonin. Shikamaru mesmo, o primeirou chunin da turma, só se graduaria depois. A razão disso? Na realidade, os ninjas da geração de Naruto não eram bons o bastante para se graduar tão cedo.

Vamos dissecar os jonin que vimos em Naruto para ver isso:

Começando por Kurenai Yuhi, que era uma ninja especialista em genjutsu. Em Naruto Clássico, ela era a mais nova do time de jonin da Folha. É costume dos fãs ignorar os poderes de Kurenai devido aos poderes de genjutsu do Sharingan e Rinnegan.

O que muitos se esquecem é que Kurenai foi uma das maiores especialistas na arte das ilusões. Seu genjutsu era capaz de hipnotizar adversários, quebrar outros genjutsus, retirar informações e até selar o uso de kekkei genkai inimigo.

A aparição de Itachi na Vila Oculta da Folha teve como um dos pontos a negação do genjutsu de Kurenai no Uchiha, mas enquanto os fãs estavam perdidos com os poderes do Sharingan, não notaram que Kurenai quebrou um genjutsu lançado por Itachi a tempo de se defender dos ataques do Uchiha.

Kureinai tinha os poderes de genjutsu do Sharingan sem ter o Sharingan.

Em seguida, temos Asuma Sarutobi, filho do Terceiro Hokage. Ele era um estrategista nato, um dos responsáveis pela aptidão tática de Shikamaru Nara, seu aluno. Esse shinobi era um dos ninjas mais balanceados, com habilidade o suficiente a convencer o Lorde Feudal, figura política mais importante do País do Fogo, a chamá-lo para se juntar a uma guarda especial.

Asuma ainda tinha seus ataques espirituais como habilidade especial, o que provavelmente rendeu a ele o título de jonin junto com sua capacidade de liderança.

Continuando, temos ninguém menos que Might Guy, que foi o grande rival de Kakashi Hatake, além de ser um dos ninjas mais poderosos que vimos em Naruto Shippuden. Seu domínio dos Oito Portões Internos o colocava com poder em par com Madara Uchiha como Jinchuuriki do Dez Caudas, basicamente um deus em forma humana.

Por último mas não menos importante, temos Kakashi Hatake. Kakashi era um gênio no campo de batalha e possuía uma das maiores versatilidades com dominação de todas as naturezas básicas e uma porrada de jutsus incrivelmente poderosos. Certa vez, Kakashi dividiu um relâmpago no meio com seu Chidori.

Da geração de Naruto, apenas Neji e Shikamaru se tornaram jonins e com a devida razão.

Shikamaru se tornou um especialista no controle das sombras, além de ser um gênio tático e ter a maior capacidade de liderança de sua geração. Mesmo antes de se tornar Jonin ele salvou Konoha da destruição duas vezes em apenas três anos. Ao completar 16, foi tido como uma das mentes mais brilhantes no País do Fogo e, assim como seu mestre Asuma, impressionou o Lorde Feudal o suficiente para ter um convite especial.

Neji…bem, Neji era o mais brilhante dos Hyuuga, tido como o clã mais poderoso de Konoha. Ele apenas era melhor do que todos os outros. Seu taijutsu era possivelmente o melhor de Konoha, seu ninjutsu era impecável com ataques de todas as distâncias. Não era tão inteligente quanto Shikamaru, mas até então ninguém era. E ainda por cima ele tinha o Byakugan.

Todos os outros ninjas ou não tinham poder de combate o suficiente, não eram especialistas em nada,  não tinham grandes capacidades de liderança ou não demonstravam inteligência acima da média.

De todos os ninjas que poderiam se tornar jonin em Naruto Shippuden e não se tornaram, apenas Sakura Haruno teria qualificação o suficiente, por ser incrivelmente forte, uma das ninjas mais inteligentes da Vila e ter um grande domínio de habilidades médicas. Talvez seu descontrole emocional em assuntos relacionados ao Sasuke impediram sua subida de Ranking até Boruto: Naruto Next Generations.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

David Brito

Fã de Roguelikes e J-RPGs, David passa a maior parte do seu tempo livre testando novos jogos e lembrando a todos o quanto ele ama a franquia Persona.

Publicado por