Em “Dragon’s Dogma 2”, fãs do gênero RPG de ação encontram uma vasta gama de elementos já conhecidos, mas se deparam com a ausência de algumas mecânicas-chave para tornar a experiência mais imersiva e desafiadora. Dentre as novidades, algumas têm causado certa dificuldade para os jogadores, como a regeneração de saúde e o sistema de salvamento. No entanto, a função de travar a mira nos inimigos (Lock On), implementada pela Capcom, tem sido um dos pontos mais discutidos pela comunidade.
É Possível Travar a Mira em Inimigos em Dragon’s Dogma 2?
Diferentemente de outros jogos do gênero, “Dragon’s Dogma 2” não inclui uma funcionalidade específica de travar a mira em determinados inimigos durante o combate. Em vez disso, o jogo utiliza um sistema de auto-mira que foca nos adversários mais próximos do personagem do jogador.
Esse sistema permite que os jogadores enfrentem vários inimigos de maneira livre, mas pode ser problemático quando é necessário concentrar o ataque em um único oponente poderoso, visto que o alvo automático pode mudar constantemente.
Vocações de combate corpo a corpo, como Guerreiro ou Ladrão, travam a mira em um inimigo específico e continuam atacando até que o jogador mova o personagem para outra direção, o que faz o sistema de auto-mira se ajustar para um novo adversário.
Alternativa ao Lock On em Dragon’s Dogma 2
Embora não exista um mecanismo de travar a mira tradicional disponível durante o combate, certas vocações, a exemplo de Arqueiro ou Mago, possuem habilidades que simulam essa funcionalidade, embora ainda não permitam a troca fácil entre alvos. Como essas vocações atacam à distância, é possível usar suas habilidades para mirar e atingir certos inimigos de forma precisa, evitando que o sistema de auto-mira altere o alvo aleatoriamente.
Por exemplo, a habilidade “Tiro Certeiro” do Arqueiro permite mirar e atacar continuamente um inimigo específico. O círculo de magia do Mago também pode focar em inimigos específicos, facilitando o lançamento de feitiços. À medida que você ganha mais DCP e aprimora suas habilidades vocacionais, terá acesso a habilidades de combate ainda mais poderosas que empregam uma mecânica semelhante.
As vocações de ataque à distância disponíveis desde o início do jogo são o Arqueiro e o Mago. Além destes, o Arqueiro Mágico e o Feiticeiro também podem usar suas habilidades para travar a mira nos inimigos. A vocação de Feiticeiro é desbloqueada ao completar a missão ‘Frustração Vocacional’ em Vernworth, enquanto o Arqueiro Mágico fica disponível mais adiante no jogo, perto da Ilha Vulcânica, ao falar com a esposa de Gautstafr.
Caso encontre dificuldades com o mecanismo de mira jogando com vocações como Ladrão ou Guerreiro, você pode mudar de vocação a qualquer momento visitando qualquer uma das Guildas de Vocação nas principais cidades. A primeira Guilda de Vocação que você encontrará estará em Vernworth, no primeiro andar da Estalagem de Shakir.
Dragons Dogma 2 está disponível para PS5, Xbox Series e PC.