Doom é o mais recente jogo a largar a tecnologia anti-pirataria Denuvo

Recentemente, a Playdead removeu a tecnologia anti-pirataria Denuvo da versão do Steam de Inside. Isso foi feito no melhor estilo Playdead, sem dizer uma palavra sobre a remoção. Agora a id Software fez o mesmo com Doom.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Além de adicionar bots para o modo multiplayer e um novo modo de esportes demoníaco, a tecnologia anti-pirataria Denuvo parece ter sido removida de Doom, o motivo ninguém sabe ao certo o motivo. Assim como a Playdead, a id também não parece ter intenção de falar algo sobre.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Temos algumas teorias rolando por aí, a maior é um rumor que a Denuvo oferece aos desenvolvedores uma garantia de dinheiro de volta se o game é pirateado dentro de três meses. Mas para isso os desenvolvedores devem remover a tecnologia primeiro. Tendo em vista que Doom e Inside foram pirateados, a fama de infalível da Denuvo acaba.

PUBLICIDADE
YouTube video

Apesar das duas ocasiões, ainda temos uma boa quantidade de desenvolvedoras que usam as tecnologias Denuvo em seus jogos, e até agora não sabemos de nada realmente substancial. Mas se as desenvolvedoras continuarem a remover as tecnologias Denuvo, duvido que não surjam mais caroços nesse angu.