Desenvolvimento de Dragon Age 4 foi reiniciado em 2017

Recentemente, o jornalista Jason Schreier, conhecido como um dos mais confiáveis insiders da indústria dos jogos, publicou através do Kotaku um extenso relatório sobre o estado de Dragon Age 4, revelando que todo o desenvolvimento do game foi completamente reiniciado em meados de 2017.

De acordo com Schreier, em 2015, logo após o fim do desenvolvimento dos conteúdos adicionais para Dragon Age: Inquisition, grande parte da equipe foi trabalhar em Mass Effect: Andromeda, enquanto um pequeno grupo começou a desenvolver o projeto de Dragon Age 4, que na época tinha o codinome de Joplin.

As coisas estavam indo relativamente bem, com os desenvolvedores planejando ainda utilizar a Frostbite, com as melhorias que fizeram em Dragon Age: Inquisition. No entanto, o primeiro grande problema ocorreu em 2016, quando a BioWare precisou interromper a produção do Joplin e alocar o restante da equipe em Mass Effect: Andromeda, que ainda possuía muitos problema faltando poucos meses para o seu lançamento.

Com Andromeda lançado em março de 2017, os desenvolvedores voltaram para Joplin, mas alguns relatam que já enxergavam que Anthem, o próximo grande projeto do estúdio, também seria um problema. As previsões se mostraram corretas e ainda no mesmo ano a BioWare resolveu cancelar Joplin e transferir novamente toda a equipe para Anthem.

Nesse meio tempo, Mike Laidlaw, diretor criativo da franquia, deixou a BioWare e foi para a Ubisoft, mas não fica claro se o motivo da sua saída foi justamente o fato do projeto ter sido reiniciado.

Poucos meses depois, o projeto de Dragon Age 4 renasceu, dessa vez com o codinome Morrison e sendo feito na base do que já foi construído em Anthem. Nessa parte, o relatório possui algumas divergências entre as fontes, já que alguns afirma que Dragon Ager 4 seria um “Anthem com Dragões”, enquanto outro dizem que a campanha principal seria singleplayer, mas existiriam aspectos multiplayer para manter os jogadores sempre ativos.

Um teaser do próximo Dragon Age foi revelado no The Game Awards 2018, mas ainda não temos qualquer previsão de lançamento.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.