Desenvolvedor de Gone Home gastou 140 mil dólares no próximo jogo dele e não ganhou nada até o momento

Johnnemann Nordhagen, o desenvolvedor de Gone Home, lançou recentemente Where The Water Tastes Like Wine (ou “Onde A Água Tem Gosto de Vinho”, em português), um jogo sobre o folclore americano, onde você atravessa os Estados Unidos conhecendo vários personagens e suas histórias.

Até agora, o retorno financeiro tem sido… decepcionante, para dizer o mínimo. Johnnemann emitiu um post-mortem do jogo (que pode ser lido na íntegra aqui, em inglês) contando um pouco sobre a experiência.

Where The Water Tastes Like Wine levou 4 anos para ficar pronto – Gone Home, em contrapartida, não levou metade desse tempo – e custou um investimento de 140 mil dólares para pagar dubladores e escritores (enquanto foi desenvolvido por uma pessoa só).

“Comercialmente, é um desastre. Nas primeiras semanas, menos pessoas compraram o jogo do que eu tenho seguidores no Twitter, e eu não tenho tantos seguidores,” disse. Quando escreveu isso, tinha em torno de 4 mil seguidores. Segundo suas estimativas, até o momento ele ganhou 0 dólares por hora de trabalho.

Apesar de todo o prejuízo, Nordhagen vai sobreviver. Ele ainda tem dinheiro no banco, mudou-se de São Francisco para um lugar com menor custo de vida e tem só as suas próprias contas para pagar.

Ele também admitiu que não tinha metade das habilidades que precisava para resolver os problemas que surgiram durante a produção do jogo, como a abrupta desistência dos dois artistas principais.

“É assustador […] que um jogo que recebeu tanta atenção da imprensa, que ganhou prêmios, que tinha um time de peso […] se saiu tão mal. Isso me assusta.

“[…] Em 2014, começar um projeto similar parecia um bom risco, criativo e financeiro. 4 anos depois, fazer qualquer tipo de jogo comercial para uma má ideia, e aceitar o risco de um jogo experimental e ambicioso como Where The Water Tastes Like Wine é aterrorizador.”

Nordhagen disse que ele pretende continuar trabalhando com jogos, mas não espera mais conseguir viver disso. Enquanto o risco deve assustar alguns desenvolvedores indie, ele também ainda tem esperança que outros terão mais sucesso no futuro.

No fim, Where The Water Tastes Like Wine teve um gosto de vinagre para Johnnemann Nordhagen.

Disqus Comments Loading...