Cada vez mais o valor investido em produção e marketing dos grandes jogos se aproxima – e em alguns casos até supera – o valor das produções Hollywoodyanas, e Shadow of the Tomb Raider é mais um jogo nessa lista.
A Eidos Montreal, que é o estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, revelou que o jogo terá um custo de produão estimado entre U$75 e U$100 milhões de dólares, com cerca de U$35 milhões sendo reservados para marketing e promoção do título.
O valor é considerado alto, principalmente por se tratar de um jogo single-player, o que por si só já torna o jogo mais difícil de trazer monetização após o seu lançamento. Isso porque, naturalmente os jogos com foco em single-player dependem muito das suas vendas diretas, enquanto os multiplayer que envolvem comunidades e competição conseguem trazer dividendos para as produtoras de outras formas.
O diretor da Eidos Montreal – David Anfossi, admite que esses valores trazem uma pressão extra para a produção do estúdio, já que além de produzir um game que traga uma boa experiência para os jogadores eles também devem pensar nos lucros da empresa.
Ele comenta que o estúdio está fazendo testes e aprendendo o que e como aplicar no jogo, mas que é necessário ter preocupação com os fãs. Ele ainda comenta que “online não quer dizer multiplayer”, mas sim algo diferente, como uma experiência single-player mas com features online.
Afonssi complementa que recursos online não podem fazer com que se esqueçam da experiência single-player, e que isso pode fazer parte do jogo. Por fim, ele despista dizendo que eles também podem estar tentando fazer um modo multiplayer.
Shadow of the Tomb Raider será lançado no dia 14 de setembro para PS4, Xbox One e PC. E após essas declarações de Afonssi fica a curiosidade de o jogo terá um modo online, se ele será multiplayer e como ele poderá ser implementado para garantir a legitimidade da experiência que caracterizou os dois títulos mais recentes da franquia Tomb Raider.