O mundo de fãs e jogadores de Counter-Strike: Global Offensive foi mexido neste último domingo, dia 29, após a proposta da mudança de um dos termos mais reconhecidos dentro do jogo: os nomes “terrorista” e “contra-terrorista”.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
A questão foi colocada para votação no Twitter pelo vice-presidente de Pro-Gaming da ESL, Michal Blicharz. Segundo ele, “ficaria melhor” usar os termos ataque (para os Terroristas) e Defesa (para os Contra-Terroristas).
So @Slasher says @CSGO should rename Terrorists and Counter-Terrorists to Offense and Defence. Thoughts?
— Michal Blicharz (@mbCARMAC) September 30, 2019
Apesar de não ter desenvolvido sobre o motivo da sugestão de mudança, do ponto de vista comercial, argumenta-se que o nome “Terrorista” já afastou gordos patrocínios a eventos de Counter-Strike, e que os nomes “ataque” e “defesa” funcionariam melhor na hora de atrair mais patrocínios e aumentar as receitas tanto para as empresas quanto para os jogadores profissionais.
Nesse sentido, o narrador Anders Blume comentou que ele acha que as empresas deveriam crescer e parar com essa besteira de fugir por causa do termo, mas que se isso fosse algo que o jogo tivesse que abrir mão para crescer, ele entenderia.
Anyway yeah, I've spoken to sales and marketing people in top teams and in every TO out there that have had to walk away from deals because of the word 'terrorist', I agree its stupid and those companies need to grow up, but if this is the compromise needed, I'm fine with it.
— Anders Blume (@OnFireAnders) September 30, 2019
Do outro lado, diversos fãs e profissionais do cenário de CS:GO argumentaram contra esta mudança, já que isto poderia ser apenas a primeira de muitas, afinal, quem quer um dedo, quer a mão, o braço e assim por diante.
Nesta linha de raciocínio, abrir mão da palavra terrorista seria apenas uma de várias mudanças que acabariam sendo impostas, como colocar bombas em locais, o sangue que sai dos personagens quando eles morrem e assim por diante.
Na opinião deste que vos fala, eu acho que não é uma mudança que deva ser feita, afinal de contas, é um dos pontos que mais se identifica Counter Strike, desde as primeiras versões do jogo.
Abrir mão disso “porque é uma besteira ligar para nomes” é um argumento fraquíssimo também. Se realmente é uma besteira ligar para nomes, por que mudar o nome também?
Enfim, no momento, a discussão foi sugerida apenas por um engravatado, e não pelos desenvolvedores do jogo. Se tudo der certo, esta discussão para por aí mesmo, já que a resposta do público provavelmente não seria nada boa, ainda mais levando-se em consideração o resultado e a repercussão da enquete.