Em entreviste num painel da Reboot Develop, conferência de jogos acontecendo na Croácia, Fumito Ueda disse que começou a produzir jogos por não ter certeza de que conseguiria dinheiro vivendo de sua paixão inicial.
Criador de Ico e Shadow of the Colossus, Ueda contou que originalmente gostaria de ser um artista e que sua aventura no mundo dos jogos serias apenas por alguns anos até sua carreira de artista decolar.
“O próprio Ueda-san nunca planejou estar nos jogos. Ele gostava de jogar quando jovem, mas planejava estar no mundo das artes,” disse o tradutor Ben Judd. “Quando se formou no ensino superior ele disse ‘Eu não sei se isso vai me sustentar. Eu não sei se é realístico sonhar em fazer arte.’
Pensando que seu primeiro jogo seria o último, Ueda decidiu arriscar com o design por não ter nada a perder.
Todo jogo era seu “último” e dessa forma ele fazia experimentos que acabaram o levando até os clássicos Ico e Shadow of the Colossus.
Apenas cinco anos atrás, segundo Ueda, que ele finalmente ficou em paz com o fato que ele seria um designer de jogos por toda sua vida.
Será que ainda estamos longe dessa realidade onde trabalhar com jogos é garantia financeira?