A NPR publicou uma pesquisa bem interessante para quem gosta de videogames e livros: bibliotecas que colocaram jogos e videogames (para serem jogados dentro das bibliotecas) à disposição dos seus membros, tiveram um aumento de circulação e de livros emprestados por membro.
Segundo essa pesquisa, algumas dessas bibliotecas, como a Biblioteca Pública de Huston, que tem mais de uma dúzia de consoles e portáteis disponíveis para o público, como sete PlayStation 3 e quatro Xbox 360, tiveram um aumento entre 15 e 20 por cento na circulação de livros.
“As crianças e os adolescentes passam mais tempo aqui. As famílias vêm – os adultos com coisas para fazer no computador, porque várias famílias não têm acesso a computadores nas suas casas – e as crianças têm algo para fazer enquanto ficam aqui”, disse Sandy Farmer, gerente da Central Youth Services da Biblioteca de Huston.
Além da possibilidade de jogar, a biblioteca ainda oferece grupos de discussão sobre jogos, onde as pessoas podem participar de análises e discussões sobre jogos escolhidos pela organização da biblioteca, ajudando assim a desenvolver habilidades como posicionamento e articulação de ideias em adolescentes e crianças.
O que vocês acharam dessa? Interessante, não? Seria legal se as bibliotecas daqui também adotassem essa estratégia para aumentar o número de pessoas circulantes. Pessoas que não têm o costume de ler acabam escrevendo mal e, pior, tendo menos acesso a cultura.
Comments are closed.