Código fonte do Xbox original vaza na internet

O código fonte do Xbox original vazou na internet no começo desta semana.

De acordo com o site The Verge, que fez a verificação dos arquivos, ele já estava disponível há algum tempo entre entusiastas.

O código em questão conta com o kernel do sistema operacional do console, que era uma versão modificada do Windows 2000. Para quem nunca usou ele na vida, o Windows 2000 era uma versão para servidores do sistema operacional da Microsoft, e acabou servindo de base para o Windows XP posteriormente.

Além do kernel, também foram disponibilizados na internet emuladores do console, documentação oficial da Microsoft e também o kit de desenvolvimento para ele.

E como isso impacta a sua vida? Bom, se você joga algum jogo de Xbox original via emuladores, é provável que estes irão receber melhorias dramáticas nos próximos meses e anos.

Devido ao kernel customizado, os emuladores, apesar de rodarem muitos dos jogos do console, não conseguiram recriar o ambiente da Xbox Live dentro dos seus programas, o que pode ser possível agora.

Além disso, é provável que a performance destes acabe melhorando sensivelmente também, afinal de contas, muitas das conquistas de compatibilidade de emuladores acabam sacrificando a performance.

Para completar, a cena de homebews do console pode acabar também sendo beneficiada graças às ferramentas e documentação agora disponíveis para ele.

Além do código do Xbox original, o código do Windows NT 3.5 também foi disponibilizado.

A Microsoft ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade