Todo mundo faz piadas com o fim da humanidade estar marcado para quando as máquinas se voltarem contra nós, mas e se eu te disser que elas podem fazer um trabalho muito melhor do que a humanidade tem feito desde que surgiu?
Em 2011, um usuário do 4chan deixou um servidor de Quake III: Arena rodando com 16 bots se enfrentando incessantemente, e esqueceu da partida ligada desde então. Quanto anos depois disso, o jogador retorna à partida para ver a quantas ela anda, quando ele descobre algo bizarro: os bots pararam de se enfrentar, e encontraram uma solução pacífica para um conflito que nunca iria terminar.
Para ter certeza de que não era um bug, o jogador entra no servidor e começa a andar por ele para ver o que os bots iriam fazer. A reação deles é bizarra: tanto aliados quanto inimigos começam a olhar na direção em que ele se movimenta e a segui-lo pelo mapa de jogo.
Não contente com isso, o jogador resolve atacar um dos bots e ver qual a reação deles. Sabe o que eles fazem? Tanto aliados quanto adversários começam a atirar nele, e aniquilam o jogador em instantes. Antes que ele tivesse a chance de ver se os bots retornariam à guerra ou se continuariam como estavam, o servidor dá crash e desliga.
A história foi publicada no 4chan e no Twitter, e a parte interessante dela é o fato de que a IA de Quake III: Arena aprende com os erros, e vai eliminando estratégias inúteis com o passar das partidas. Como a partida ficou ligada por tanto tempo, os bots chegaram à conclusão de que não havia solução para um conflito que não acabasse que não fosse a paz, e então decidiram encerrar o confronto entre si.
Bizarro, não é mesmo? Podemos aprender algo com a historinha.
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