Desde que Pokémon Go foi lançado uma quantidade absurda de programas que visam burlar o sistema do jogo apareceram por ai. A lista vai desde aplicativos que emulam localizações em outros países até bots que fazem todo o serviço para o jogador sem que ele precise sair de casa.
O principal problema causado por estes programas ilegais, é que o jogo acaba se tornando um tanto quanto sem graça para quem tenta joga-lo de forma correta. Inúmeros ginásios são tomados por jogadores com Pokemons extremamente fortes e quase impossíveis de encontrar tão facilmente por ai. Sendo assim, muita gente acaba abandonado o game devido a dificuldade.
Só que na semana passada a Niantic finalmente tomou providências quanto a isso e alterou o termos de serviço do jogo, banindo permanentemente os usuários de Fake GPS e similares. Não só isso, ela também começou a acionar os criadores de bots judicialmente, tirando boa parte destes aplicativos do ar.
Um dos mais famosos, o NecroBot, criado por alguém chamado “Necronomicon” foi removido do ar pelo próprio autor logo após a mudança nos termos de uso de Pokemon Go. Na página oficial do programa no GitHub, o criador se despede dos usuários e agradece aos que contribuíram com doações para que o programa continuasse na ativa.
A previsão é que mais aplicativos “ilegais” sofram o mesmo destino nos próximos dias. Não só isso, muitos usuários serão banidos permanentemente, melhorando consideravelmente a comunidade do jogo para quem se dispõe a jogar de maneira correta.