O famoso jogo da Rovio já está em quase todo portátil/gadget/smartphone/tablets ou qualquer coisa que rode o jogo. É um dos maiores sucessos do “casual gaming”. E agora a empresa quer expandir os horizontes de Angry Birds. Para isso desenvolveu em parceria com a Universidade de Helsinki o Angry Birds Playground, uma série de materiais educacionais para serem utilizados nas salas de aula. Todo o sistema foi desenvolvido baseado no sistema educacional finlandês, e contará com os famosos pássaros e porcos da série.
Angry Birds Playground foi desenvolvido voltado para crianças em idade de pré-escola e aborda assuntos como artes, linguagens, matemática, música e educação física. Segundo a vice-presidente do setor de aprendizado e publicações de livros da Rovio, Sanna Lukander, todo esse material “não é somente um aprendizado que você senta e fica brincando com um aparelho eletrônico.” Ela explicou que “não é somente de jogos que estamos falando. É uma abordagem em 360 graus do aprendizado, onde os jogos são somente uma parte de tudo isso. Há uma boa ‘substância’ nisso, um balanço saudável entre descanso, brincadeiras e trabalho.”
A Universidade de Helsinki está treinando professores para utilizarem esse método e também realizarem críticas para auxiliar no desenvolvimento do projeto.
Quem está interessado em incorporar os Angry Birds em seu método de ensino? Apesar de não termos maiores detalhes sobre o material, é uma investida muito interessante da Rovio, desenvolver materiais didáticos é sempre uma tarefa muito legal. Quem gostaria de ter tido os Angry Birds te ensinando física no jardim da infância? Não seria tudo muito diferente?