Lançado em fevereiro de 2013, Aliens: Colonial Marines era uma das grandes apostas para emplacar um jogo de sucesso da franquia Alien na sétima geração de consoles.

O jogo chegou prometendo doses cavalares de medo, tensão, ambientes escuros e claustrofóbicos, mas tudo que ele entregou foi uma experiência meia-boca muito por conta de problemas de inteligência artificial nos inimigos que simplesmente corriam em linha reta aos disparos do jogador.

Cinco anos após o seu lançamento, uma atualização de um dos mods lançados para o jogo pode ter resolvido o problema. De acordo com uma publicação no fórum ResetEra, apenas alterando uma uma letra dentro de um arquivo, devolve aos xenomorfos toda sua natureza agressiva e caçadora característica dos alienígenas da franquia de filmes.

O arquivo chamado PecanEngine.ini teve uma simples letra alterada em suas linhas de código, confira:

Antes:
ClassRemapping=PecanGame.PecanSeqAct_AttachXenoToTether -> PecanGame.PecanSeqAct_AttachPawnToTeather

Depois:
ClassRemapping=PecanGame.PecanSeqAct_AttachXenoToTether -> PecanGame.PecanSeqAct_AttachPawnToTether

Se seus olhos não são tão atentos, leia a última palavra das duas linhas de código: No arquivo original do game está Teather, e no arquivo corrigido pelo mod está Tether.

Basicamente, essa linha de código o xenomorfo corre em linha reta em direção ao jogador. Com a alteração o Alien passa a de fato ter uma inteligência artificial: flanquea o jogador pelo cenário, se esconde, dispersa e coordena com outros Aliens para realizar um ataque ao jogador.

De acordo com relatos do site PC Gamer, a alteração de fato surte efeito e corrige o principal problema de inteligência artificial do jogo. Como será que teria sido a recepção do game caso esse problema digno de estagiário não tivesse acontecido?

Por conta da descoberta do erro, a GearBox está em busca de um revisor de texto que seja capaz de identificar um problema de digitação como este que causou a ruína de Aliens: Colonial Marines.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?