Games

Afinal, por qual motivo a Valve ainda não desenvolveu Half-Life 3?

Sendo uma das franquias mais reconhecidas do mundo dos games, Half-Life recentemente retornou aos holofotes por causa do lançamento de Half-Life: Alyx, que além de sido aclamado pela crítica, com uma nota de 93 no Metacritic, retoma o questionamento sobre o motivo da Valve ainda não ter feito uma continuação de Half-Life 2: Episódio 2.

Agora, em entrevista ao IGN, Dario Casali, um experiente level designer que trabalha na Valve desde 1996, explicou um pouco mais sobre como o passar do tempo foi dificultando ainda mais o desenvolvimento de Half-Life 2: Episódio 3 ou do tão sonhado Half-Life 3.

Casali explica inicialmente que a Valve pretendia seguir o formato episódico em Half-Life 2 para poder entregar mais rapidamente os conteúdos aos jogadores. No entanto, essa ideia acabou não funcionando totalmente, já que enquanto o episódio 1 demorou um ano para ser feito, o dois levou o dobro do tempo para ser finalizado.

“Acho que, naquele momento, percebemos: ‘Ok, talvez essa coisa de episódios, tenha sido um bom conceito, mas não estamos indo muito bem na questão de entregar as coisas rapidamente’ ‘”, explica Casali afirmando que a equipe começou a repensar o conceito após o episódio 2.

Assim, com o desenvolvimento da engine Source 2 e com o fato de que a Valve queria tornar cada novo jogo de Half-Life bem mais do que um simples lançamento, Casali diz que o como se “eles nunca tivessem ficado muito felizes com o que eles mesmo criaram”. A fala corrobora outra afirmação do próprio Gabe Newell, co-fundador da Valve, que dize que a Valve não quer apenas “lançar títulos de Half-Life porque nos ajuda a fazer os números trimestrais”.

Sobre o desenvolvimento da Source 2, no final do episódio 2 a Valve já estava planejando o seu próximo motor gráfico, e não queriam cometer o mesmo erro de Half-Life 2, que levou seis anos para ser feito justamente porque foi desenvolvido junto com a engine.

“Nós não queríamos cometer o mesmo erro do Half-Life 2 novamente, de trabalhar na Source 2 e no próximo jogo de Half-Life ao mesmo tempo, porque isso causou muita dor de cabeça na primeiro vez que tentamos fazer “, disse Casali.

Dessa forma, com a Source 2 sendo disponibilizada em 2014, quando Half-Life: Alyx começou a ser desenvolvido, por volta de 2016, a engine já estava praticamente finalizada.

Agora, a esperança do próprio Casali é que o lançamento de Alyx represente uma “mudança” em termos de longas esperas para os jogos da Valve.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade