Afinal, o Byakugan pode ou não copiar jutsus igual o Sharingan em Naruto Shippuden?

Um dos maiores atrativos iniciais para o personagem de Kakashi Hatake era o mistério que ele evocava devido ter quase todo seu rosto coberto. Depois descobrimos que a razão para isso era esconder o seu olho esquerdo, que continha o Sharingan – até então pensado ser um kekkei genkai exclusivo dos Uchiha, assim como o Byakugan era dos Hyuuga.

Com esse Sharingan, Kakashi era conhecido como o ninja copiador, capaz de copiar ninjutsus dos adversários após vê-los apenas uma vez. As vezes, Kakashi conseguia copiar o ninjutsu ao mesmo tempo que o adversário o realizava. E por muito tempo, essa habilidade de copiar jutsus e movimentos adversários foi tida como uma das capacidades principais do Sharingan.

Mas por que o Byakugan não concede essa mesma habilidade? Em teoria, isso deveria ser possível. Na verdade, deveria ser ainda melhor nesse campo do que o Sharingan.

O dojutsu dos Uchiha faz com que a percepção visual do usuário exceda completamente a capacidade de olhos normais. Isso permite que o usuário facilmente leia lábios, analise movimentos de taijutsu e memorize selos de mão – que é como os jutsus são criados.

O “problema” é que essas habilidades são garantidas pela habilidade pelo Olho da Visão, uma das categorias dos poderes do Sharingan, que também possuí o Olho do Hipnotismo.

Essa divisão de poderes faz com que o Byakugan, que não tem os benefícios relacionados com o genjutsu, seja muito melhor que o Sharingan no quesito percepção.

O usuário do Sharingan pode ver com clareza o movimento dos selos de mão para copiá-los e também pode ver a manifestação do chakra gerado, o que facilita o processo.

Já o usuário do Byakugan não apenas tem uma percepção visual melhor, como tem uma visualização de chakra muito mais avançada, o que em tese faria com que fosse mais fácil copiar ninjutsus.

Essa capacidade, porém, jamais foi exibida de maneira canônica, apesar de fazer sentido.

A razão disso é simples: copiar ninjutsus instantaneamente é uma habilidade extremamente desbalanceada. Masashi Kishimoto, ao passar essa habilidade para Kakashi, criou um problema de escalada de poder, onde usuários do Sharingan seriam ainda mais poderosos.

É por isso que os Uchiha não são mostrados copiando jutsus como Kakashi fazia no início da série, como quando enfrentou Zabuza. E é por isso que essa habilidade de Kakashi apareceu cada vez menos no desenrolar da série.

Confira também:

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade