Street Fighter 2 é um dos mais revolucionários e marcantes jogos de luta de todos os tempos, e quem cresceu na época em que o jogo era o rei do mundo da pancadaria provavelmente se lembra da história de que a Capcom teria trocado certos nomes dos personagens para evitar um possível processo de ninguém menos que Mike Tyson.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Mas você sabia que ele não fazia ideia dessa história até recentemente?
De acordo com o Kotaku, num programa recente da ESPN, o antigo campeão mundial dos pesos pesados foi questionado se ele conhecia a história do personagem. Tyson respondeu prontamente que nunca havia ouvido falar desta história, algo no mínimo curioso.
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esta anedota, o que a Capcom fez foi basicamente trocar os nomes de três dos quatro chefes finais do jogo, M. Bison, Vega e Balrog entre si quando lançou o jogo nos EUA.
Na versão japonesa, o pugilista negro dos EUA chamava-se M. Bison, o ninja espanhol chamava-se Balrog e o chefão final chamava-se Vega. Como M Bison poderia ser confundido com M. Tyson, ou assim o pessoal da Capcom acabou achando, eles decidiram transformar o pugilista em Balrog, o ninja em Vega e o chefe final em M. Bison.
Curiosamente, em abril deste ano, Tyson foi questionado sobre a mesma história num podcast, onde ele teria chamado o pessoal da Capcom de “dirty motherfuckers” após descobrir que o personagem era semelhante a ele, mas vai ver ele esqueceu da história.
@MikeTyson Don't forget about Street Fighter's Mike Bison. Sounds an awful lot like Mike Tyson @CapcomUSA_ 😉 pic.twitter.com/ev3sNMgI12
— Hotboxin' with Mike Tyson (@hotboxinpodcast) April 5, 2019
Seja como for, talvez tenha sido uma boa a Capcom ter mudado de nome no final das contas, afinal, imagine o processo milionário que eles poderiam ter levado por causa do nome do personagem, não é mesmo?