2 mil jogos de MS-DOS são adicionados ao Internet Archive e você pode jogá-los diretamente pelo navegador

O Internet Archive adicionou cerca de 2000 jogos à biblioteca online de títulos para MS-DOS que rodam diretamente no navegador web. Entre os vários novos títulos estão Amazing Spider-Man, The Lion King, Pac-Man, The Simpsons e Star Trek Pinball e eles podem ser jogados no Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e outros sem precisar de plugins nem instalação adicional.

Nesse mês foram adicionados exatamente 1.925 jogos para MS-DOS, resultando em um total de 6.900 itens no arquivo. Jason Scott escreveu no blog do Internet Archive que eles nunca receberam tantos games em tão pouco tempo como agora. Segundo ele, os jogos vão desde “pequenas produções independentes e recentes a grandes lançamentos esquecidos há décadas”.

Esses jogos rodam diretamente no navegador graças ao projeto eXoDOS, que reúne milhares de jogos antigos e usa uma combinação de Dosbox e ScummVM para executá-los em sistemas atuais.

O Internet Archive oferece muitos outros jogos do MD-DOS há anos, como Prince of Persia, Wolfenstein 3D, SimCity, Aladdin e Donkey Kong. Você pode conferir a lista completa de jogos clicando nesse link aqui.

Vale lembrar que as experiência desses jogos pode variar, avisou Scott. Por exemplo, alguns jogos dependem das teclas Fn, mas ao pressioná-las, o Windows é quem vai responder, não o jogo. Outro problema é que de vez em quando a emulação é mais lenta do que deveria e em outros momentos há falhas que não permitem que um título seja jogado (como é o caso de Microsoft Flight Simulator, uma das adições recentes).

Alguns jogos têm proteção contra pirataria, como é o caso de The Simpsons – Bart vs. the Space Mutants, onde você precisa digitar uma palavra de uma página específica do manual, que o Internet Archive não fornece. E se o jogo for mais recente, distribuído em um CD-ROM, será necessário efetuar um download de até 700 MB para testar o jogo no browser.

Mesmo com essas confusões e erros, a grande maioria dos jogos rodam super bem no navegador, portanto nós aconselhamos que você dê uma olhada no catálogo e reviva um pouco dos anos 80 e 90!