InícioDicasRise from Ashes (Caso 5) - Phoenix Wright: Ace Attorney Detonado

Rise from Ashes (Caso 5) – Phoenix Wright: Ace Attorney Detonado

PUBLICIDADE

Este guia faz parte do nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney e cobre o caso Rise from Ashes (Caso 5).

PUBLICIDADE

Phoenix Wright: Ace Attorney – Rise from Ashes (Caso 5)

Parte 1 – Investigação

Phoenix Wright: Ace Attorney - The First Turnabout (Caso 1)

PUBLICIDADE

Já se passaram dois meses desde o seu último caso. Maya ainda está afastada em treinamento e você não tem aceitado nenhum dos casos que lhe foram oferecidos. Um dia, você chega ao seu escritório e uma garota entra rapidamente, procurando por Mia Fey. A princípio, ela pensa que você é Mia Fey, depois acha que você é o entregador de café, até que percebe quem você realmente é ao ouvir seu nome.

A garota quer que alguém defenda sua irmã em um caso de assassinato. Você recusa a princípio, mas, ao ouvir a preocupação da garota com sua irmã, ele se lembra da tristeza de Maya ao ver o corpo de sua própria irmã pela primeira vez. Finalmente, você aceita. Feliz com a notícia, a garota se apresenta como Ema Skye, uma investigadora científica.

Ema é uma personagem interessante. O traço comum é simples: ela escreve anotações ridículas em seu bloco de notas e gosta de falar de ciência quando você chega a uma cena do crime.

Wright & Co. Law Offices

Converse com Ema:

  • Ema: Ela é uma estudante de ensino médio de dezesseis anos — especificamente, uma aluna do segundo ano. Apesar de sua pouca idade, Ema já está pronta para se tornar uma cientista forense. Ela quer usar suas habilidades para provar a inocência de sua irmã.
  • O caso: Ema “sabe” que sua irmã não esfaquearia alguém pelas costas, então decidiu procurar Mia para ajudá-la.
  • Investigadora científica: Ema quer usar investigação científica para limpar o nome de sua irmã.
  • Relação com Mia: Ema sabia sobre Mia porque ela e sua irmã frequentaram a mesma escola, embora estivessem em anos diferentes na época.
  • Ema ama sua irmã, embora Lana tenha agido de forma um pouco sombria recentemente.

Siga para o Detention Center.

PUBLICIDADE

Detention Center

Você ouvirá uma mulher discutindo com um guarda antes de se sentar de costas para você. É a irmã de Ema, que não queria que Ema a visitasse. Ela então se vira, aparentemente já ouvindo falar de você por meio de Mia. A mulher se apresenta como Lana Skye, a Chief Prosecutor. Converse com Lana:

  • O caso: Ela confessa a você que é a assassina. Ela cometeu o crime no Underground Parking Lot sob o Prosecutor’s Office às 17h15, e uma testemunha a viu com o corpo, que ela colocou no carro de seu subordinado.
  • A vítima: A vítima era um detetive do Police Department, e a causa da morte foi perda de sangue devido a uma única facada no estômago. Isso significa que a polícia fará de tudo para considerá-la culpada.
  • Lana: Como Chief Prosecutor, Lana supervisiona todos os casos que cada promotor assume no distrito. Ela coloca a mão perto do coração em choque por você não reconhecê-la. Ema então nota que a mão de Lana está enfaixada. Lana afirma que acidentalmente se cortou enquanto esfaqueava a vítima.
  • Relação com Mia: Lana sabia sobre Mia porque Mia era intelectualmente atraída por ela. Lana é extremamente inteligente e ajudou Mia a estudar para se tornar uma advogada de defesa na faculdade de direito.

Após a conversa, Lana decide que você não tem chances de assumir o caso, mas, depois de ser repreendida por Ema por abandonar sua própria irmã, ela decide deixar que você a represente. Você automaticamente se move para o Wright & Co. Law Offices.

PUBLICIDADE

Wright & Co. Law Offices (2)

Ema pede desculpas a você sobre Lana. Lana nem sempre foi tão fria. Na verdade, ela costumava ser uma pessoa feliz, sorridente, com quem todos se davam bem. Você então decide ir ao Underground Parking Lot no Prosecutor’s Office. Vá até lá.

Prosecutor’s Office Underground Parking Lot

Você vê a polícia ainda investigando no local, então você encontra um homem vestido com trajes de xerife, que Ema reconhece. O “xerife” avisa para não mexer no “tesouro” deles, e então vai embora. Ema lhe diz que o homem é, na verdade, um detetive. Mova a tela para a direita e examine o carro, mas o “xerife” o interrompe. Ema quer saber a quem pertence o carro. O “xerife” então dá a você o endereço do “Prospector’s Office 1202” (ele quis dizer High Prosecutor’s Office). O “xerife” novamente avisa para você não tocar no carro.

Você automaticamente se move para a esquerda. Examine um objeto logo abaixo e à esquerda da porta. É uma carteira. Phoenix quer entregá-la à polícia, mas Ema quer ficar com ela, pois quer mostrar uma nova forma científica de examinar objetos.

PUBLICIDADE

Examinando objetos

Abra um arquivo no seu Court Record, depois escolha “Check”, e você verá uma renderização em 3D do objeto, com três painéis à esquerda, embaixo e à direita da tela. O painel à esquerda permite que você dê zoom in e zoom out no objeto, caso precise olhar mais de perto, os painéis inferior e direito giram o objeto para a esquerda, direita, cima e baixo, respectivamente. Se você vir algo interessante, examine, como de costume.

Nota para WiiWare: Se for sua primeira vez, aqui está o layout dos botões: o botão Plus e o botão Minus servem para dar zoom in e zoom out, o dpad neutro é para mover o cursor enquanto o botão do Remote está virado para baixo e, para mover o objeto, mantenha o botão do Remote virado para cima (botões voltados para você) enquanto você move o dpad neutro. Felizmente, não é muito difícil de descobrir isso. Se encontrar algo, examine com o botão A.

Gire a carteira até o selo dourado ficar virado para cima e o final dela apontar para você. Quando clicar no selo dourado da carteira, Ema dirá que você deveria examiná-lo, e o botão “Examine” aparecerá. Examine-o e a carteira se abrirá, revelando um crachá de identificação. Detective Bruce Goodman, I.D. #5842189. O ID de Goodman será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Se você estiver jogando o port em HD para iOS, abra o Court Record e examine a parte de trás de seu distintivo usando a mecânica de exame de objetos em 3D para conseguir a conquista The Back of My Badge.

Você então encontrará uma jovem vendendo lanches. A mulher lhe diz que está conectada ao caso e, portanto, deve ser a testemunha mencionada por Lana. Ela diz ter visto o esfaqueamento com seus próprios olhos e se apresenta como Angel Starr, a “Rainha do Catarro”. Converse com Angel:

  • The case: Ela tem uma opinião muito baixa dos promotores, considerando-os perseguidores implacáveis dos inocentes. Ontem, no dia do assassinato, houve uma cerimônia para entregar o troféu “King of Prosecutors”. Acontece que o carro onde o corpo foi encontrado pertence ao promotor que ganhou o prêmio.
  • What you witnessed: Ela testemunhou Lana esfaquear a vítima com sua faca e conhece Lana pelo nome. Ela também menciona o “ritmo” do esfaqueamento, insinuando que a vítima foi esfaqueada mais de uma vez. Como ela conhece Lana? Lana não disse que a vítima morreu com apenas uma facada?
  • Angel: Ela é uma vendedora de lanches que vai todos os dias ao Prosecutor’s Office para vender lanches do extremo oriente e visitar seu namorado, que trabalha na Security Room.
  • Prosecutor’s Office: Angel reitera seu desgosto pelos promotores, e Phoenix se pergunta se ela é realmente apenas uma vendedora de lanches.
PUBLICIDADE

Se você estiver jogando os ports para HD iOS ou Trilogy, examine a escada para obter a segunda das cinco discussões sobre escadas necessárias para a conquista Ladders Vs. Step-Ladders.

Apresente seu Attorney’s Badge para um dos primeiros quatro argumentos necessários para a conquista Lunchbox Specialist. Você terá obtido os outros três argumentos conversando com Angel pela primeira vez e escolhendo todas as opções de conversa.

High Prosecutor’s Office Room 1202

Aqui, você encontra um troféu perto do sofá. Então, você ouve uma voz familiar. É Edgeworth! Ema se empolga ao vê-lo. Sua irmã já havia apresentado Edgeworth a ela. Quando você fala a ele sobre o caso, Edgeworth diz que o carro onde o corpo estava escondido era, na verdade, o dele! Converse com Edgeworth:

PUBLICIDADE
  • The case: Ele não apenas descobriu que seu carro era a cena do crime, mas também precisa provar a culpa de sua superior. Lembre-se, Lana é a Chief Prosecutor.
  • Edgeworth: Edgeworth está tendo dificuldades em lidar com os rumores de que forja evidências e vence seus casos por meios ilegais. Ele considera o troféu como um prêmio de piada, feito para humilhá-lo.
  • Lana Skye: Ele conheceu Lana há dois anos em um caso, e ela o acolheu sob sua tutela. Ele está decepcionado que agora parece que ela tentou incriminá-lo por assassinato, chegando ao ponto de usar sua faca no esfaqueamento. Edgeworth’s Knife é adicionado ao Court Record.

Examine o troféu no sofá à esquerda da tela. Edgeworth relutantemente diz que é o troféu “King of Prosecutors”, um escudo quebrado com um grande “K”, que será adicionado ao Court Record. Apresente-o a Edgeworth. Ele teve que faltar ao trabalho naquele dia para ir a uma cerimônia na Police Station.

Converse novamente com Edgeworth:

PUBLICIDADE
  • The day of the crime: Ele diz que, todo ano, seu escritório é limpo e as evidências são organizadas e guardadas em um processo chamado “evidence transferal”. Uma cerimônia é realizada no Police Department para premiar os policiais e promotores que se destacaram.

Edgeworth voltou ao seu escritório às 17h12 e, para provar isso, mostra a você seu Parking Stub, que será adicionado ao Court Record. O assassinato aconteceu logo depois que ele voltou ao Prosecutor’s Office!

De repente, um policial invade o local dizendo que tem informações sobre um caso. No entanto, Edgeworth perde a calma e manda o oficial, Mike Meekins, sair. Infelizmente, essa situação pode ter consequências no julgamento com o chefe de polícia. Fique atento a isso para aprender sobre evidências em um tribunal.

PUBLICIDADE

Edgeworth então lhe diz para ir ao Police Department, onde Meekins trabalha. Mova-se para a Police Dept. Entrance, acessível pelo Underground Parking Lot.

Police Department Entrance

Ema observará que levou 30 minutos para ir do Prosecutor’s Office ao Police Department, com pouco trânsito. Aqui, você verá uma máquina de dança chamada Blue Badger. Logo depois, você verá alguém dançando com ela. É o Gumshoe! Fale com Gumshoe:

  • The case: Ele lhe diz para não aceitar o caso de Lana. Ela afirma ter convocado o detetive ao Prosecutor’s Office e o matado quando ele chegou lá.
  • The investigation: Gumshoe foi expulso do prédio de Criminal Affairs, onde apenas as pessoas de mais alta patente estão sendo permitidas.
  • O Chief of Police está liderando a investigação e designou o oficial Marshall para o Underground Parking Lot. Isso é estranho, pois patrulheiros como Marshall geralmente não estão encarregados de cenas de crime.
PUBLICIDADE

Examine o Blue Badger. Gumshoe diz que o Chief o projetou e que ele mesmo o construiu. A máquina funciona com bateria e não tem interruptor, então dança até a bateria acabar. O Blue Badger Panel será adicionado ao Court Record. Apresente o Goodman’s ID a Gumshoe. Aparentemente, Gumshoe perde seu cartão de identificação com frequência. Gumshoe então percebe que Goodman é, de fato, a vítima do caso! Fale novamente com Gumshoe:

  • Bruce Goodman: Goodman era um detetive, assim como Gumshoe. Lana deve ter chamado Goodman ao escritório dela. Apresente o troféu de Prosecutor a Gumshoe. Gumshoe estava muito orgulhoso de Edgeworth quando ele o recebeu. Apresente a faca de Edgeworth ou o Parking Stub. Gumshoe se pergunta por que alguém usaria a faca de Edgeworth como arma e esconderia o corpo no carro dele? Será que essa pessoa tinha alguma rixa contra ele?
  • Rumors at law: Gumshoe lhe conta que, embora já houvesse rumores sobre os métodos ilícitos de Edgeworth, desde o último caso em que ele foi acusado de assassinato, as coisas pioraram. Na versão Trilogy, o tópico é substituído pelos problemas de Edgeworth.

Agora, há rumores de que Edgeworth está apenas aceitando este caso para conseguir a posição de Chief Prosecutor. Após discutir isso, Gumshoe menciona que o oficial Jake Marshall foi nomeado pelo Chief of Police para investigar. Gumshoe lhe entrega uma Letter of Introduction para obter permissão para acessar a cena do crime. Isso será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Se Gumshoe não lhe entregar a Letter of Introduction, você deve primeiro examinar o Blue Badger ao fundo. Ele será adicionado ao Court Record.

Mova-se para o Underground Parking Lot.

Prosecutor’s Office Underground Parking Lot (2)

Você verá Angel, que aparentemente tem outro namorado em Criminal Affairs, saindo do local, e então verá Marshall. Apresente a Letter of Introduction para ele. Marshall então permitirá sua entrada. A Letter of Introduction será removida do Court Record. Converse com Marshall:

PUBLICIDADE
  • The victim: Ele lhe diz que Goodman, a vítima, foi esfaqueado, conforme indicado no Autopsy Report, que será adicionado ao Court Record. Marshall então lhe diz algo surpreendente: Goodman e Lana mal se conheciam. Ele diz que a única vez em que se encontraram foi em um caso no qual trabalharam juntos há dois anos. Não parece haver um motivo claro para o crime.
  • Marshall: Marshall na verdade é um patrulheiro, não um detetive. Ele costumava ser detetive até dois anos atrás. Por que Marshall está supervisionando a investigação e não Gumshoe? Marshall lhe diz que a expulsão de Gumshoe do departamento foi ordenada pelo Chief of Police, pois Gumshoe adorava trabalhar com Edgeworth.

Após a conversa, mova a tela para a direita e examine um objeto à esquerda do carro de Edgeworth. Parece ser o celular de alguém. Você tem a opção de verificá-lo ou não. Escolha “Check it out”, e você automaticamente começará a examiná-lo.

Examine o botão azul em um dos lados do telefone. Isso abrirá o celular. Há um botão de rediscagem azul ali. Examine-o e, então, um telefone começará a tocar o toque do Steel Samurai. Soa familiar? Marshall então se aproxima, querendo saber o que está acontecendo. Ele diz que o telefone pertence a Lana Skye e que aparentemente ela estava ligando para alguém no momento do assassinato. No entanto, não se sabe para quem ela ligou. Você diz a Marshall que foi o telefone dele que tocou, pois alguém ligou para o número errado. O Cell Phone será adicionado ao Court Record.

PUBLICIDADE

Examine o porta-malas aberto do carro de Edgeworth. Você descobrirá uma nota dizendo “6-7S 12/2” em um papel timbrado com o nome de Goodman. A Goodman’s Note será adicionada ao Court Record. Converse novamente com Marshall:

  • Lana Skye: Ele diz que Edgeworth é o “prospector” (promotor) deste caso. Ema fica chateada porque Marshall não parece se importar com sua irmã, mesmo eles parecendo ter algum tipo de relacionamento.
  • Office atmosphere: Edgeworth era um advogado invencível até encontrar você. Durante dois anos, Edgeworth enfrentou rumores de que forjava evidências para manter seu histórico de vitórias perfeito. Lana ajudou a proteger Edgeworth desses rumores.

Ela pode estar escondendo algo. Ema diz que você já tem pistas suficientes para hoje. Phoenix então diz a Ema que não foi o telefone dele que tocou anteriormente, mas sim o dela. Ema confessa que foi Lana quem ligou para ela, mas sua irmã desligou quase imediatamente.

PUBLICIDADE

Parece que você terminou por hoje, mas este caso será difícil, já que seu cliente está trabalhando contra você.

Parte 2: Julgamento

Em elaboração.

Com o fim do Caso 5: Rise from Ashes, encerramos nosso Detonado de Phoenix Wright: Ace Attorney.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.