Toda boa aventura RPG envolve muitas coisas, e uma das marcas do gênero é a possibilidade de equipar personagens jogáveis com todo tipo de armamento. Em Final Fantasy 16, o processo é um pouco simplificado, já que o foco está exclusivamente em Clive Rosfield, e todos os outros companheiros se equipam sozinhos. No entanto, isso não significa que os jogadores possam relaxar quando se trata de afiar as lâminas e polir a armadura do nosso querido Clive.
De fato, conforme o jogo avança, mais opções ficarão disponíveis para o príncipe de Rosaria, e os jogadores terão que decidir entre mudar seu equipamento atual, refiná-lo ou sair em busca de materiais para criar novas armaduras. Aqui está o que você precisa entender sobre a criação e melhoria de equipamentos em Final Fantasy 16.
A Forja e o Ferreiro
Antes de qualquer coisa, os jogadores terão que progredir na história principal de Final Fantasy 16 até chegarem ao esconderijo de Cid. Isso acontecerá nas primeiras horas do jogo e, depois de realizar algumas tarefas para os moradores, a Forja estará disponível para uso.
A criação de novas armaduras, assim como qualquer melhoria em equipamentos existentes, só pode ser feita no ferreiro. Embora existam vendedores de itens espalhados pelo mundo de Valisthea, o ferreiro só pode ser encontrado de volta no esconderijo, então é importante estar sempre nas boas graças de Blackthorne.
Criando e Melhorando Equipamentos em Final Fantasy 16
Para a criação de armaduras, a Forja receberá novas receitas a cada passo significativo dado por Clive e sua equipe nos eventos principais do jogo. No entanto, haverá itens muito mais poderosos e raros que requerem que as receitas correspondentes sejam encontradas. Eles também exigem materiais especializados que só podem ser obtidos através de missões secundárias ou perigosas caçadas de Notorious Marks. Desde que os jogadores possuam os materiais adequados, Blackthorne pode trabalhar sua magia para criar o próximo item poderoso.
Para melhorias, as mesmas regras se aplicam. Certos materiais são necessários para tornar uma melhoria viável e, com os itens corretos em mãos, basta conversar com o ferreiro e escolher a armadura específica para melhorar. Os itens geralmente possuem três níveis: seu estado base, +1 e +2, que é o seu estado ideal.
Sempre que Clive estiver de volta ao esconderijo, os jogadores devem verificar com o ferreiro se há novos itens para criar ou melhorias que se tornaram disponíveis para seus equipamentos existentes. Manter-se à frente da curva e maximizar o dano causado aos inimigos é sempre útil em RPGs japoneses como Final Fantasy 16.
Confira também nossos outros guias de FF XVI:
- Final Fantasy XVI – Análise – Review – Vale a Pena
- Final Fantasy XVI: Como desviar de ataques
- Final Fantasy XVI – Como usar o Modo Foto
Final Fantasy XVI está disponível para PS5.