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Chrono Trigger – Detonado

Bem-vindo ao nosso detonado de Chrono Trigger, um dos melhores RPGs de todos os tempos, disponível para SNES, Nintendo DS, PS1, PC, iOS e Android.

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Abaixo, você vai conferir um detonado completo do jogo para você aproveitar ao máximo o que Chrono Trigger tem a oferecer. Esta página será atualizada conforme formos desenvolvendo o detonado, então não deixe de adicioná-la aos seus favoritos e retornar aqui quando necessário.

Detonado de Chrono Trigger

Nosso detonado de Chrono Trigger será dividido em capítulos, da mesma forma como eles aparecem no jogo, com seus nomes em inglês, até porque o jogo infelizmente não possui legendas em português.

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The Millennial Fair

Chrono Trigger - Detonado

O jogo começa com Crono acordando no quarto dele. Dê o nome que você preferir ao personagem, mas nós vamos chamá-lo de Crono mesmo.

Desça as escadas do quarto para a parte de baixo da casa e fale novmante com a mãe de Chrono para ela lhe dar mais 200g e te dizer que sua amiga Lucca está te esperando na Millenial Fair, ao norte.

Caso você queria mais dinheiro, é possível conseguir 300g num baú no Mayor’s Manor em Truce (o vilarejo inicial de 1000 a.D.). Já no Mayor’s Manor de Porre (cidade ao sul), você consegue mais 10g cada vez que você seguir as instruções do prefeito, além de encontrar um Shelter no andar de cima.

Quando você terminar de explorar, caso queira, vá até a feira (a área com balões no mapa) para começar o jogo de verdade.

Na feira, você pode jogar os minigames para ganhar Silver Points, que podem ser trocados ou por dinheiro ou por recompensas.

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Aqui, vale ressaltar que você está sendo julgado por tudo o que faz, e que os acontecimentos de um evento futuro do jogo serão impactados pelo que você fizer aqui, então seguem algumas dicas de manter um comportamento bom:

  1. Quando a garota loira (Marle) trombar em você, fale com ela primeiro e só então pegue o pingente dela no chão.
  2. Não coma a comida que fica na área da esquerda antes do robô chamado Gato caso você não queria perder pontos
  3. No lado direito da feira, há uma garota procurando o gatinho dela, ele está do lado esquerdo do cenário. “Fale” com o gato e então conduza-o até ela para devolver o gatinho dela e assim ganhar pontos.
  4. Fale com Melchior (o senhor que vende espadas) e quando ele perguntar se você pode ajudá-lo a comprar o pingente da garota que está com você, responda “Sorry”.
  5. Antes de ir até Lucca, Marle vai querer comprar doces. Espere ela comprar os doces (não se mexa) até que ela termine para não perder pontos.

Chrono Trigger - Detonado

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Agora sim, andando na feira, encoste na garota loira andando pelo cenário e você então conhecerá Marle, a próxima personagem do nosso detonado de Chrono Trigger.

Depois de brincar na Feira, siga para a tela de cima assim que os NPCs disserem que o caminho está liberado.

Na próxima área, Lucca será apresentada, e a personagem vai mostrar uma máquina de teletransporte. Chrono vai se teletransportar normalmente, mas na vez de Marle, ela vai acabar caindo num portal para outra era. Vá atrás dela para chegarmos ao próximo capítulo do jogo.

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The Queen Returns

Chegamos ao segundo capítulo do nosso detonado de Chrono Trigger. Nele, você vai chegar a uma floresta saindo do portal. Caso você não tenha dado level up e não tenha nenhum item de cura antes de chegar nessa área, cuidado para não morrer e perder todo o seu progresso.

Avance para a esquerda e então siga até o canto superior esquerdo para conseguir o item Tonic. Para o sul, você encontra uma PowerGlove. Equipe ela em Crono para aumentar o poder de ataque dele.

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Continue indo para o sul para sair dessa floresta e então você vai notar que está no mesmo mapa do começo do jogo, mas com uma névoa que faz tudo parecer diferente.

Caso você explore um pouco, você logo vai descobrir que não está mais em 1000 a.D. e sim em 600 a.D, na mesma Truce Village que você morava, mas no passado. Vá até a loja e compre Tonics já que você não tem uma habilidade de cura, e durma no Inn caso seja necessário.

Siga para a floresta que rondeia o castelo. Aqui, você vai encontrar alguns inimigos fracos e mais itens. Note que no canto inferior direito, a um ponto brilhando no chão, examine-o para ganhar um Power Tab, item que aumenta o seu poder de ataque em 1 quando consumido. Avance para o norte para então chegar em Guardia Castle.

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Guardia Castle

Chrono Trigger - Detonado

Aqui, você será interrogado pelos guardas, quando a Rainha vai mandar eles te deixarem em paz e te dizer para encontrá-la no quarto dela. Antes de fazer isso, saiba que a cozinha fica no subsolo da direita, e lá você encontra um Ether (item de recuperar MP). Já no subsolo direito você encontra a enfermaria, onde você pode descansar de graça.

Depois disso, fale com o Chanceler (o idoso com um cetro) e ele vai recolher-se aos aposentos dele. Siga-o para encontrar um Bronze Mail lá. Equipe-o.

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Seja como for, suba até os aposentos da Rainha pelas escadas da direita atrás do trono, pegando os itens nos baús dos andares no caminho.

Chegando lá, a Rainha revela que ela é a Marle, e logo depois disso, ela acaba desaparecendo. Saindo do quarto dela, você encontra Lucca, que vai te explicar o que aconteceu (basicamente, Marle é a descendente da Rainha dessa época, que havia sido sequestrada, como eles acharam que encontraram ela, a busca não continuou e a Rainha da época foi morta, logo Marle nunca nasceu na época dela e ela deixou de existir para que não ocorresse um paradoxo).

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Agora, você deve partir para resgatar Marle, e essa é a próxima etapa do nosso detonado de Chrono Trigger.

The Queen is Gone! (A Vanished Princess)

Agora que você sabe o que aconteceu, sua missão é resgatar a princesa de verdade, para que Marle volte a existir.

Você vai notar que Lucca é uma personagem semelhante a Marle em poder de ataque e de magia, mas que ela usa magia ofensiva ao invés do foco curativo que a princessa possuía. Aqui, a recomendação é você enfrentar alguns inimigos em Guardia Forest pelo menos até a personagem ganhar um nível e a Tech “Flame Toss”, que combinada ao Ciclone de Chrono vai gerar a técnica “Fire Whril”, excelente para vencer inimigos.

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Após fazer isso, nossa próxima etapa do detonado de Chrono Trigger é ir para a Catedral à esquerda do Guardia Castle.

Catedral

Dentro da Catedral, você deve falar com a freira em frente ao órgão e elas se revelarão monstros. Mate os montros.

Na sequência, mais um monstro vai aparecer, e ele será morto por um Sapo cavaleiro, o Frog, que vai juntar-se ao seu grupo. Frog possui uma habilidade de cura, Slurp, e é tão forte quanto Crono no ataque a inimigos.

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Depois disso, interaja com o órgão novamente para revelar uma passagem secreta para a próxima área.

Na próxima área, você vai encontrar um Tonic e um Revive à esquerda e ao norte. Mate os inimigos (ou ignore-os caso você prefira) e depois siga para a sala do canto inferior esquerdo, onde você encontrará três itens: MaidenSuit (equipe em Lucca), Tonic e um Ether.

Além disso, interaja com a gaveta na esquerda para ganhar um item chamado “Naga-ette Bromide” que faz parte de uma quest que vai te dar um Magic Tab na sequência. Volte para o corredor e então siga para a sala mais de cima para encontrar o SteelSaber, e então siga para a esquerda, contornando os espetos. Entre na porta para encontrar um Power Tab dentro do pote.

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Chrono Trigger - Detonado

Continue avançando até encontrar um Rei, Rainha e um Soldado numa das próximas salas, onde você terá que enfrentar monstros que estão disfarçados desses persongens.

Na sequência, você vai encontrar um Save Point, onde você pode usar um Shelter para recuperar sua vida e MP.

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Na próxima sala, você vai encontrar uma duas escadas, que acabam virando um escorregador quando você vai descer nelas. Para reativar a escada, interaja com a Caveira ao lado delas.

Nessa área, você vai encontrar uma Iron Sword, uma espada pro Frog. Na próxima sala, interaja com outro órgão para revelar outra passagem secreta. Despache todos os inimigos na sequência e continue avançando.

Você logo vai chegar a uma sala com a Rainha e o Chanceler. A rainha vai fugir e o Chanceler vai virar o primeiro chefe do jogo: Yakra.

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Chefe: Yakra

  • HP: 920
  • Fraqueza: Nenhuma
  • Nível Sugerido: 5
  • XP: 50
  • TP: 5
  • Ouro: 600

Chrono Trigger - Detonado

O primeiro chefe do nosso detonado de Chrono Trigger é Yakra. Ele não é difícil, só é importante notar que o inimigo contra-ataca a cada ataque recebido, a menos que você use o Flame Toss da Lucca ou o Wind Slash do Chrono, ou que o personagem esteja bem próximo a ele.

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No mais, use seus melhores ataques e ele logo morre, sempre tomando cuidado com o HP dos seus personagens para que eles não morram durante o combate.

Depois de vencer o chefe, abra os baús para encontrar o Chanceler verdadeiro e um Mid Ether. Depois da cutscene onde Frog deixa o grupo, suba até o quarto da Rainha para Marle aparecer e juntar-se ao grupo novamente. Agora que tudo voltou ao normal, volte ao Truce Canyon para retornar à sua linha do tempo normal, no caminho aproveitando algumas batalhas para Marle aprender a habilidade Aura.

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Dentro de Truce Canyon, retorne até a área onde você chegou no local e então interaja com o orbe azul para ativar o portal de volta a 1000 a.D. e chegar à próxima etapa do nosso detonado de Chrono Trigger.

We’re Back! (1000 a.D.)

Voltando à linha do tempo original de Crono, Marle e Lucca, esta vai dizer para você acompanhar a princesa até o castelo e deixar o grupo.

Caso você queria, dá pra explorar um pouco mais a Millenial Fair nesse momento. Lembre-se que suas ações aqui influenciam a próxima etapa do jogo, então não cometa crimes!

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Para ir até o Guardia Castle, você terá novamente que passar pela floresta em frente a ele. Não há nenhum inimigo ofrte por aqui, e na parte de baixo da floresta você pode encontrar um Power Tab. Depois de concluir esta área, siga para o castlelo para a próxima etapa do nosso detonado de Chrono Trigger.

Julgamento de Crono

Ao chegar no Castelo, você será acusado de ter sequestrado a princesa e será preso. Abaixo, você confere os possíveis resultados e o que fazer para ser absolvido:

  • 1º Jurado: Culpado se você afirma que a fortuna o tentou um pouco (durante o julgamento o Chanceler perguntará se você foi tentado; diga não a ambas as perguntas) ou se você tentou vender o pingente.
  • 2º jurado: Culpado se você falou com a menina e não trouxe o gato para ela. O resultado deste jurado varia, no entanto:
    1. Se você nunca falar com a garotinha que está com saudades do gato, ela não aparecerá no julgamento e o jurado votará “Inocente”.
    2. Se você resgatar a gata ANTES de falar com ela, ela aparecerá no julgamento e o jurado votará “Inocente”.
    3. Se você conversar com a garotinha que está com saudades do gato e não trazê-lo, ela testemunhará contra você e o jurado votará “culpado”.
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Então, se você quiser estar (quase) perfeitamente seguro, você nunca poderá falar com ela, ou apenas trazer o gato para ela antes de falar com ela.

  • 3º jurado: Culpado se você tentou arrastar Marle para longe da barraca de doces para que ela pronunciasse a frase do “seqüestrador”.
  • 4º Jurado: Culpado se você admitir que a fortuna o tentou ou se pegou o pingente antes de falar com Marle.
  • 5º Jurado: Culpado se você admitir que a sorte o tentou.
  • 6º Jurado: Culpado se roubou o almoço do homem.
  • 7º Jurado: Culpado se você mentiu em qualquer momento do julgamento, seja alegando que Marle o iniciou ou alegando que nunca roubou nada quando o fez. Ele não parece votar culpado se você mentiu sobre não ter se sentido tentado quando tentou vender o pingente. Além disso, se você mentir duas vezes, ele ainda votará como culpado e ninguém mais o fará.

Melhor resultado do julgamento de Crono

Para obter o melhor resultado possível no julgamento, siga os seguintes passos na Millenial Fair:

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  • Resgate o gato da menina.
  • Não coma o almoço.
  • Não arraste Marle para longe da barraca de doces
  • Não tente vender o pingente dela
  • Fale com ela antes de pegar seu pingente
  • Diga a verdade durante o julgamento, admita que você começou e se você roubou algo, admita
  • Diga que você não tenha se sentido tentado pela fortuna dela, nem um pouco (independentemente de suas ações).

Seja como for, você não vai se livrar facilmente dessa, e mesmo que seja absolvido, Crono será condenado a passar alguns dias na solitária por ter sequestrado a princesa.

The Trial (1000 a.D.)

Você vai recuperar o controle de Crono novamente na prisão e sozinho, juntamente com um Save Point. Salve seu progresso.

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Dependendo de como você foi julgado, há duas alternativas a seguir aqui. Caso Crono tenha sido absolvido, você pode esperar os três dias preso (leva cerca de um minuto, ative o acelerador caso você esteja jogando o jogo num emulador) e então ele será escoltado até a guilhotina e salvo por Lucca, que vai nocautear todos os guardas da prisão.

Caso você seja condenado à morte, você terá que fugir da prisão arrebentando todos os guardas do local. Para sair da sua cela, interaja com a porta três vezes, o guarda virá atacar Crono e você poderá nocauteá-lo interagindo com ele quando ele estiver de costas para você.

Particularmente, eu prefiro a segunda opção. O caminho da fuga é bastante linear, você só precisa ir percorrendo os corredores e enfrentando os inimigos. Ao final da prisão, você chegará a mais um chefe no nosso Detonado de Chrono Trigger, o Dragon Tank.

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Chefe: Dragon Tank

  • HP: 600 (Cabeça), 266 (Corpo), 208 (Roda)
  • Fraqueza: Nenhuma
  • Forte contra: Fogo/Eletricidade (Cabeça), Nenhum (Corpo e Roda)
  • Nível Sugerido: 8
  • XP: 40
  • TP: 5
  • Ouro: 500

Logo no começo do combate, você vai perceber que a cabeça está curando o resto das partes do corpo do Dragon Tank, então você deve focar o seu poder de ataque nela. Não use o Flame Toss da Lucca nela, já que ela é forte contra Fogo. Após alguns ataques, ela vai ser destruída, foque seu poder de ataque no resto das partes do corpo e logo o Dragon Tank vai virar história.

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Após destruir o tanque, Crono e Lucca serão perseguidos pelos soldados, e salvos por Marle, que vai mandar todo mundo parar e seguir com o grupo. Os soldados logo vão voltar a perseguir vocês, e o grupo ficará encurralado em Guardia Forest, sendo forçado a entrar em outro portal para fugir da ameaça.

Com isso, chegamos ao final dessa parte do detonado de Chrono Trigger.

Beyond the Ruins (2300 A.D. primeira vez)

A próxima etapa do detonado de Chrono Trigger é no futuro. Você vai sair numa sala metálica com uma porta trancada pra cima. Deixe a estrutura e você vai descobrir que estava em Bangor Dome. Saia dele e então siga para Trann Dome.

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Trann Dome

No Trann Dome, você vai encontrar pessoas e uma loja. Compre a nova arma da Lucca no vendedor, 3 Iron Suit e 3 Iron Helm para equipar Chrono, Marle e Lucca. Além disso, compre Potions e use a máquina (o Enertron) para recuperar seu HP e MP.

Siga para o Lab 16 à direita do mapa para avançar.

Lab 16

Chrono Trigger Detonado

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Nesta nova área, tente evitar os ratos, eles roubam Tonics e seu dinheiro. Vá para a direita para pegar o Berserker, um acessório que aumenta seu poder de ataque, mas que faz você perder controle do personagem (exatamente como a magia Berserk de Final Fantasy).

Certifique-se de pegar o Lode Bow para Marle e a Lode Sword para Crono (se você ainda não o tiver) nos baús ao longo do caminho. Haverá algumas sombras na próxima área que você precisará matar com o ataque de fogo de Lucca ou com muitos ataques físicos. Além disso, a técnica Slash de Crono funciona contra eles (eles são fracos contra elementos, lembre-se disso). Tente atacar grupos de inimigos com Fire Whirl, caso seja possível.

Depois de passar por alguns mutantes e um baú com Ether, você chegará a outra área externa onde encontrará o acesso ao esgoto, o Lab 32 e o Arris Dome.

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Os esgotos possuem inimigos fortes demais para você nesse momento, mas possuem boas recompensas também, então caso queira, dê uma explorada com muito cuidado, mas o principal agora é ir até o Arris Dome.

Arris Dome

Fale com as pessoas lá dentro para saber um pouco mais sobre o estado das coisas no futuro.

Quando estiver pronto, use o Enertron e salve o jogo, então desça a escada.

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Nesta próxima sala, suba a escada esquerda, siga as vigas em um caminho em S. Examine o rato, ele lhe dirá que você está prestes a lutar contra um chefe. Vá para o norte, para a sala do guardião, e o alarme soará. Se você entrar na tela do menu desta sala antes de se aproximar da porta, você será atacado por 4 robôs ao sair do menu. Ao tentar entrar pela porta norte, o chefe da área irá emboscá-lo.

Chefe: Guardian

  • HP: 1200 (Guardian), 200 (Bits)
  • Fraqueza: Nenhuma
  • Forte contra: Fogo (Guardian), Nenhum (Bits)
  • Nível Sugerido: 10
  • XP: 300
  • TP: 5
  • Ouro: 1000

Não ataque o Guardian antes de derrotar os Bits, pois eles contra-atacam com ataques poderosos (Delta Attack caso os dois estejam vivos ou um ataque solo caso apenas um esteja vivo) caso o Guardian seja atingido.

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No mais, preste atenção no HP dos seus personagens e desça a lenha no Guardian quando os Bits estiverem mortos. Ele não deve durar muito.

Depois de derrotar o chefe, você vai descobrir que a comida estragou, mas que há sementes no local. Além disso, você vai descobrir que o rato que você interagiu anteriormente está vivo e que você deve persegui-lo.

Após pegá-lo, você vai descobrir que a senha para a porta é L+R+A (ou círculo no PS1). O código não funciona a menos que você tenha vencido o chefe Guardian.

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Lute ou evite os inimigos pela próxima sala ao norte, e pegue o Mid-Ether no caminho; passe pela porta para chegar a um data center. Aqui você descobrirá que o portão do tempo mais próximo está localizado em Proto Dome, a leste de Arris. Depois, você assistirá a uma gravação de “O Dia de Lavos”, que explica por que o futuro é tão desolado: em 1999, a civilização como conhecemos foi destruída por Lavos.

Após verem a gravação, Chrono, Marle e Lucca decidem que a missão deles não é mais apenas voltar para casa e sim impedir que esse futuro se realize.

Volte para o topo da cúpula, você pode ativar outra ponte (novamente usando o botão L + botão R + botão A) para uma porta selada (à direita da porta que contém o data center) se quiser também, mas é não é necessário neste ponto do jogo.

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Ao retornar, você entregará as sementes que encontrou a Doan, o líder do povo que mora lá, e dirá para eles plantarem essas sementes. Em troca, você receberá a Bike Key, que poderá usar para cruzar as ruínas no Lab 32 ou correr contra Johnny em uma moto a jato.

Esgotos

Observação: Caso você queira chegar no End of Time abaixo do nível 10 para uma surpresa, evite essa área no momento e retorne após a próxima etapa do nosso Detonado de Chrono Trigger.

Depois de descer, um guarda voará e o localizará e depois voará para contar a Krawlie sobre você. Vá para a direita e lute contra 2 Edger e 1 Nereid pelo baú com 600 G, depois vá para a esquerda. Depois de uma luta contra 2 Nereidas, 2 sapos falarão sobre uma ponte que desapareceu. Lembre-se disso e continue avançando.

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Chrono Trigger Detonado

Vá para a esquerda para encontrar um diário que diz para você não fazer barulho, caso contrário monstros aparecerão. No caminho para as outras escadas não toque nas coisas que estão no caminho, nem mesmo no falso Savepoint perto das escadas.

Vá para a esquerda, passando por 2 Edger, no caminho estreito à direita, até um interruptor para a porta à sua direita. Volte e siga para o norte até a porta que você acabou de ver. Assim que você passa pela porta, os 2 sapos começam a falar sobre o interruptor que faz a ponte aparecer, mas eles são curtos demais para alcançá-la. Continue seu caminho até um baú com Rage Band dentro. Vá para a direita para lutar contra o próximo chefe: Krawlie.

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Chefe: Krawlie

  • HP: 500
  • Fraqueza: Sombra
  • Forte contra: Nada
  • Nível Sugerido: 10
  • XP: 100
  • TP: 5
  • Ouro: 500

Apesar dos Esgotos serem um lugar difícil para o nível em que você está até você subir um pouco de nível, essa luta é bem fácil. Concentre-se em curar os aliados com Marle e desça a porrada com Chrono e ataques de Fogo com Lucca e ele não deve durar muito.

Após a luta, desça à esquerda, passando pela saída, até um baú com Bolt Sword dentro e ligue a chave para fazer um atalho. Volte até a entrada dos Esgotos, pois a saída dele não traz nada de interessante (o Death Peak não pode ser acessado e o Keeper’s Dome não tem nada de interessante mesmo).

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Siga para o Lab 32.

Lab 32

Esta é uma área muito pequena com apenas um baú contendo um Mid Tonic e a Jet Bike no final. Assim que você tentar interagir com a moto, o alarme soará e você será atacado por quatro robôs. Quando você está prestes a lutar, o robô Johnny intervém e pede que você corra com ele. Durante o diálogo ele perguntará se você sabe andar de bicicleta; escolha “Não” se quiser um pequeno tutorial caso você não saiba como correr.

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Para vencer Johnny na corrida, você só precisa estar à frente dele no final da corrida, o que deve ser fácil usando os seus três impulsos. Se você optar por caminhar pela rodovia, poderá encontrar o Race Log, que permitirá registrar suas melhores velocidades e competir por prêmios. Você aumenta sua velocidade durante a corrida acelerando ou fazendo com que a bicicleta de Johnny bata em você por trás. Se você ganhar uma pontuação de 1.500, receberá um Power Tab. Se perder a corrida, você terá a opção de simplesmente tentar novamente até vencer.

Proto Dome

Depois de passar pelo Lab 32 de uma forma ou de outra, entre no Proto Dome, lute contra alguns insetos e conheça Robo. Ele se juntará ao seu grupo e dirá que precisa ir até a fábrica para ligar a energia para que você possa alcançar um novo portão do tempo. Uma das garotas vai precisar ficar no Proto Dome para abrir a porta assim que a energia for ligada, então você pode escolher entre Marle ou Lucca para seguir com você e dessa forma acabamos nossa etapa atual do detonado de Chrono Trigger.

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The Factory Ruins (2300 A.D. primeira vez)

Nossa próxima etapa do Detonado de Chrono Trigger ainda é em 2300, agora procurando uma forma de sair deste período.

The Factory

Interaja com a tela do computador e Robo desativará o laser de segurança para que você possa usar a esteira à direita, porém você será forçado a lutar contra um Acid. Exatamente como os do Lab 16, use ataques elementais (não físicos) para derrotá-lo.

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Três robôs de segurança patrulham o corredor da frente e começarão a se mover se você chegar muito perto deles, mate-os ou evite-os, a escolha é sua.

Você pode pegar a passagem da esquerda ou da direita para o laboratório ou para a fábrica propriamente dita (esta área é dividida em duas áreas principais). Se você quiser experiência e uma nova espada para Crono, entre primeiro na fábrica (à direita). Se você está tentando alcançar o End of Time enquanto tenta evitar que Chrono chegue ao nível 10, pule a fábrica e vá diretamente para o laboratório (à esquerda).

Caminho da Direita, Fábrica

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Do lado da fábrica, o objetivo é pegar os itens do local.

O primeiro está escondido em uma passagem à esquerda (desça, siga pela esquerda e então suba novamente pela escadinha que atravessa a porta). Você encontrará o Mid Ether no canto superior direito (a sala tem formato de ‘L’).

Desça a escada da esquerda e siga o caminho até a esquerda, onde você pode pegar o Robin Bow. Volte e desça a escada da direita até onde fica a sala, mas não entre nela. Seu objetivo será atravessá-lo para a esquerda, sem esbarrar em nenhum dos robôs.

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Se você tocar em um robô, terá que passar por uma longa série de lutas antes de voltar ao ponto de partida. É mais fácil esperar até que um grupo de dois robôs passe e depois correr o mais rápido que puder até chegar até a sacada. A segunda sacada tem um Ether em um baú. Tome cuidado na esteira, já que é difícil de evitar os confrontos. Continue andando até o fim e depois siga para o sul para entrar em uma nova sala.

Ao entrar você será forçado a lutar contra quatro Bugs. Depois, suba a escada e passe pela porta para a sala principal da esteira transportadora. Atravesse a passarela e siga para o canto direito para um Mid Tonic. Passe pela porta direita e pegue os dois baús: você receberá 400GP e outro Mid Ether.

Interaja com o computador para aprender os dois códigos que controlam o guindaste, X, A e B, B (nos botões do SNES, no PS1, será Triângulo, Círculo e X, X),  Depois de terminar o diálogo, os dois robôs que estavam armazenados na parede explodirão e cruzarão a sala de forma espelhada. Espere até que uma oportunidade se abra e então desça e saia correndo, a menos que queira enfrentá-los para ganhar experiência.

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Vá para a porta esquerda para chegar ao painel de controle do guindaste (aquela garra suspensa acima da correia transportadora). Dois Proto 3 estarão patrulhando, mas você pode passar reto por eles se for paciente. Se você lutar contra eles, você também terá que lutar contra dois Debuggers.

Pegue o Shelter e outro Ether antes de ir para o sul, para o painel de controle. Digite os códigos que você aprendeu (um de cada vez) para tirar os barris do caminho. Isso abrirá um caminho para uma nova área e de volta ao início, para que você não precise repetir a sequência da esteira.

Saia pela sala (evitando os Proto 3s se desejar) e desça a escada à esquerda. Corra para a esquerda e passe pela porta ao norte. Pegue a Bolt Sword para Crono e use o computador para aprender a senha de segurança ZABIE. Volte para o elevador (basta seguir para a direita seguindo a esteira e subir a escada) e sair. Desça o outro elevador para chegar ao laboratório.

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Laboratório

No laboratório, você pode salvar o se quiser. Eu faria isso se fosse você.

Siga para o norte e lute contra o Acid e os dois Alcalines (ambos são resistentes a danos físicos, use o Wind Slash neles e o Flame Toss da Lucca caso ela esteja no grupo). Pegue o Shelter e ative o computador para abrir a porta para o próximo nível.

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Depois de abrir a escotilha, vá para o canto inferior direito da sala para encontrar uma escada que leva à sala para desligar os lasers. Desça pela porta, siga para oeste nesta primeira sala onde você será forçado a lutar contra dois Alcalines, um de cada vez. Dê uma volta para o sul até a sala central.

Pegue o Titan Vest no lado esquerdo da sala e o Hammer Arm à direita, depois equipe o colete em Crono e o braço em Robo. Use o computador ao norte para desativar os lasers ao redor do laboratório. Você terá que lutar contra três ácidos e dois alcalinos ao mesmo tempo para uma luta semi-difícil e que drena MP. Use técnicas de área (Slash ou dual techs funcionam bem). Quando estiver pronto (você pode salvar se quiser), desça um nível usando a escotilha na sala central ou o elevador (ele se move para cima e para baixo). Vá para o norte na longa passagem, pegue a arma de plasma e use o computador que requer a senha ZABIE (pressione o botão X, o botão A, o botão B, o botão Y após o prompt).

Independentemente de você ter concluído ou não a parte de fábrica das ruínas, basta inserir o código “Botão X-Botão A-Botão B-Botão Y” para pular para a última parte da fábrica.

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Vá para o norte e use o botão na parede. Um alarme soará e você precisará escapar da fábrica antes que ela dê errado. Vá para o sul, onde você quase ficará preso no corredor, depois suba a escada porque o elevador foi desligado. Você eventualmente chegará à longa passarela com robôs embutidos na parede. Ao entrar, os velhos amigos de Robo sairão, baterão nele e o jogarão em um compartimento na parede.

Crono e Marle ou Lucca precisarão enfrentar sozinhos todos os seis robôs da Série R.

Chefe: Série R

  • HP: 150 cada
  • Fraqueza: Eletricidade
  • Forte contra: Nada
  • Nível Sugerido: 10
  • XP: 80
  • TP: 5
  • Ouro: 500
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Preste muita atenção ao seu HP, ainda mais caso você esteja com Crono e Lucca no grupo. Use Tonics para recuperar sua vida quando necessário. No mais, use o Slash do Crono para causar dano em vários inimigos ao mesmo tempo e a luta vai ficando progressivamente mais fácil conforme os inimigos forem morrendo.

Após a batalha, você arrastará Robo para fora da parede e o arrastará de volta para o Proto Dome. Marle e Crono vão dormir enquanto Lucca reconstrói Robo. Após seu renascimento, Robo vai querer se juntar à tripulação na esperança de salvar o planeta. Juntos, o grupo segue para outro portal do tempo e assim encerra-se mais uma etapa do detonado de Chrono Trigger.

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The End of Time

A próxima etapa do nosso Detonado de Chrono Trigger é no Fim dos Tempos.

Pela primeira e única vez no jogo você terá quatro personagens seguindo você em seu grupo. Fale com o velho aqui e você aprenderá que mais de três pessoas não podem passar por um portal do tempo ao mesmo tempo ou serão enviadas para o Fim dos Tempos. Ele também enviará você pela porta para encontrar Spekkio para aprender magia. A partir daí, você poderá pular para vários períodos de tempo diferentes. Abaixo, você confere mais algumas informações sobre como o Fim dos Tempos funciona.

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Há um ponto de salvamento do jogo e uma bola verde que restaura sua saúde aqui se você precisar. De agora em diante, sempre que você entrar em um portão de tempo, ele o enviará para o fim dos tempos, que conectará todos os portões de tempo que você acessou até agora. Se for a primeira vez que você passa por um portão do tempo, você viajará até o destino, mas entrar no portão a partir desse ponto o enviará para o Fim dos Tempos novamente, então esse local é uma espécie de “hub central” do jogo.

Por exemplo, o portão da feira do milênio em 1000 d.C. conecta você a um portão em uma cordilheira em 600 d.C., embora nenhum dos portões seja acessível desde o fim dos tempos ainda. A primeira vez que você pisar no portão da feira do milênio, você terminará em 600 d.C., mas entrar nesse portão a partir de qualquer ponto o enviará para o Fim dos Tempos. Enquanto você está no Fim dos Tempos, você pode viajar até qualquer portão que acessou até agora e salvar/restaurar a saúde, é essencialmente um centro de viagem no tempo que torna as coisas mais fáceis para você.

Neste local também é onde você pode alternar entre os membros do grupo. Se você falar com um personagem e disser sim quando ele perguntar se pode acompanhá-lo, a música de fundo mudará para a música tema. Você também pode trocar de personagem a qualquer momento do jogo apenas pressionando o botão Y.

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Na versão para DS, você também pode ir ao Arena of the Ages e treinar seu monstro ou deixá-lo lutar para receber prêmios.

Spekkio

Você vai querer levar cada personagem para conhecer Spekkio, embora tecnicamente apenas Marle, Lucca, Crono e Frog possam realmente aprender alguma magia com ele. Ao visitá-lo pela primeira vez, você precisará conversar com ele e andar três vezes pela sala dele no sentido horário, começando pela porta, certificando-se de tocar em cada canto, para aprender magia.

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Depois disso, você pode lutar contra ele por conjuntos de Tabs, Ethers e Elixir, dependendo do nível em que o personagem principal do seu grupo está.

Ele tem apenas um formulário dos níveis 1 a 9 que a maioria dos jogadores provavelmente não verá, e um formulário no nível **/99 que distribui prêmios após uma batalha contra ele, mas vale ressaltar que ele é bem forte. Ele distribuirá apenas um conjunto de prêmios por derrota, então confira a página dele e tente conseguir todos.

Você pode voltar agora para 2300 A.D. para treinar um pouco seus personagens se você estiver entre o nível 1 e 9, ou dar sequência à aventura.

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The Village of Magic (1000 A.D. terceira vez )

A próxima etapa do nosso detonado de Chrono Trigger nos leva a 1000 A.D. pela terceira vez.

Ao chegar ao outro lado do portal, você sairá de um armário e estará em uma vila de monstros que guardam rancor dos humanos por derrotá-los em uma guerra há 400 anos.

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Confira a casa do ancião ao norte da cidade para conhecer Ozzie VIII, atual governante da tribo de monstros. Lá, você aprenderá um pouco mais sobre os místicos, mas certifique-se de procurar na bancada da cozinha e no canto inferior esquerdo da mesa no andar de cima para pegar um Speed Tab e um Magic Tab, respectivamente.

Visite as Ruínas da Floresta ao norte (parece uma pirâmide azul) e pegue o Mid Ether no baú. Você voltará aqui mais tarde no jogo, mas por enquanto siga em frente.

Você terá que lutar contra alguns monstros fáceis para ficar na pousada ou comprar qualquer coisa no mercado, mas você sempre pode restaurar sua saúde no The End of Time de qualquer maneira caso prefira.

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Os preços do mercado são ridiculamente altos, mas eles possuem equipamentos muito bons. Não há como comprar nenhuma das coisas boas, mas felizmente você poderá voltar mais tarde no jogo e obtê-las (e por um preço melhor também).

Caso você entre na praça central, você vai encontrar um grupo de místicos adorando uma estátua do Mago. Nela, você aprenderá que Magus aparentemente convocou Lavos e o criou para causar guerra aos humanos.

Depois de acabar seus afazeres na Vila dos Místicos, siga para a casa de Melchior ao Sudeste e ele vai te ensinar que para você voltar para o seu continente, você deve entrar em Heckran Cave.

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The Heckran Cave

Muitos inimigos aqui só podem ser bem danificados por magia que você deveria ter aprendido no End of Time. O Laser Spin do Robo é o melhor ataque multi-inimigo normalmente disponível neste momento, então use e abuse dele. Seu Rocket Roll tem ainda mais força, assim como a dupla tecnologia Fire Whirl com Lucca e Crono. Basta usar magia quase exclusivamente e estocar Ether.

A caverna é bastante linear, primeiro você encontrará um Éter em um baú ao longo do caminho. Onde ele se ramifica, você deve seguir para o sul para pegar o MagicScarf, depois voltar para o caminho principal, onde você pode pegar um Mid Ether e outro Ether. Ao chegar ao Save Point, você deve aproveitá-lo normalmente (use um abrigo) porque um chefe durão está chegando.

Chefe: Heckran

  • HP: 2100
  • Fraqueza: Magia
  • Forte contra: Ataques físicos
  • Nível Sugerido: 15
  • XP: 250
  • TP: 10
  • Ouro: 1500
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Descarregue tudo o que você tiver de magia em cima dele, mas evite atacar quando ele se encolher e falar “Go ahead! Try and attack!”. Aproveite essa oportunidade para se curar e a batalha deve seguir sem maiores problemas.

Após derrotá-lo, pule no redemoinho e você irá aparecer ao lado da casa de Lucca.

Reino de Guardia Novamente (1000 A.D.)

No outro continente, note que caso você queira retornar para onde você veio, basta você  interagir com o local “Vortex Pt.” próximo à casa de Lucca retornar à Heckran Cave pelo mesmo método.

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Fale com Taban na casa de Lucca e você obterá o Taban Vest, que aumenta a velocidade de Lucca e protege contra o fogo, além de ser a melhor armadura até agora.

Certifique-se de ir ao mercado, presumindo que você salvou Fritz na prisão. Ele e sua namorada Elaine ficarão muito gratos a você por salvá-lo e lhe darão 10x Mid Ethers. Ele vende as mesmas coisas que Melchior e se você não o salvou na prisão, então o pai dele estará lá e venderá as coisas mais fracas.

Fale com a mãe de Crono se quiser apresentá-la a todos e volte para a feira e para o portão do tempo quando estiver pronto para seguir em frente. Se ainda não o fez, você também pode passar pelo portão do tempo na floresta de Guardia para abri-lo para uso futuro, já que o acesso a ele será fechado mais tarde.

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Quando estiver pronto, passe pelo portão da Millenial Fair e então retorne ao The End Of Time. Pegue o antigo portão do Truce Canyon até 600 d.C. e você passará para o próximo capítulo.

Observação: Lembre-se de NÃO tocar no ponto brilhante no teletransportador direito, a menos que queira enfrentar Lavos, o chefe final do jogo.

Com isso, se encerra mais uma etapa do nosso detonado de Chrono Trigger.

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The Hero Appears (600 A.D. secunda vez)

Você vai sair na mesma floresta lá do começo do jogo, em Truce Canyon.

Fale com os habitantes da cidade para descobrir mais informações sobre o herói lendário e vá até a Zenan Bridge para saber que eles precisam de suprimentos.

Na Zenan Bridge fale com o soldado de ouro, para descobrir que o rei foi ferido lutando contra o exército de Magus, e eles estão sem rações.

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Vá para a cozinha no porão do Guardia Castle (siga o corredor direito até a porta nordeste) e fale com o chef. Deixe o diálogo acontecer, depois saia da cozinha e volte para a entrada. Ele virá correndo para lhe dar um pouco de Jerky para os soldados na Zenan Bridge e um Power Tab. Se o Chef não aparecer, certifique-se de ir até a Ponte Zenan, fale com os soldados. Certifique-se também de ouvir atentamente o diálogo na cozinha.

Leve a Jerky (Carne Seca) ao soldado dourado na entrada da Ponte Zenan e ofereça-lhe a carne seca. As rações de comida vão lhe dar um ânimo animado, e você finalmente vai poder dar sequência á história.

As forças de Magus estão avançando e avançando – o capitão cavaleiro ordena que seus homens restantes fiquem de guarda, pois eles não têm outra escolha. Se você falar com ele, ele pedirá sua ajuda; se você decidir ajudá-lo (o que é necessário para continuar o jogo), você receberá um Gold Helm.

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Avance pela ponte e derrote os inimigos. Eles são bem francos na maioria dos casos, principalmente se você usa magia.

Ao final da ponte, você enfrentará o próximo chefe: Zombor.

Chefe: Zombor

  • HP: 960 (cima), 800 (baixo)
  • Fraqueza: Magia
  • Forte contra: Nada
  • Absorve: Fogo, Eletricidade, Técnica Slash de Crono (Cima), Sombra, Água (Parte de baixo do corpo)
  • Nível Sugerido: 13
  • XP: 350
  • TP: 10
  • Ouro: 1500
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Use o ataque Cyclone de Crono caso você queira causar dano nas duas partes ao mesmo tempo. No mais, foque no elemento inverso ao que a parte do corpo absorve para causar mais dano em Zombor.

Se você se lembrou de pegar o Naga-ette Bromide na Catedral em The Queen is Gone ou deseja voltar para buscá-lo, vá na residência mais ao norte da vila, logo após a Ponte Zenan. Você notará o baú na parte superior central da sala com o ponto azul brilhante – se você tentar abri-lo, ele dirá que está trancado. Fale com o velho perto da mesa e troque com ele o Naga-ette Bromide por “algo bom”. O velho destrancará a gaveta e você poderá abri-la; dentro você encontrará um Magic Tab.

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Vá para o sul, para Porre, parando na villa de Fiona para ver o que está acontecendo com ela. Pegue os dois Mid Ethers antes de ir para o mercado de Porre.

No Porre Market você encontrará um Power Tab no chão, no lado esquerdo da sala. Vá para Cursed Woods ao noroeste, se quiser. Neste ponto você terá acesso ao Mercado Dorino ou ao Mercado de Porre; vá até um para se preparar.

Aqui, você pode iniciar uma quest para tornar o prefeito menos ganancioso.

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Se você tiver ouro suficiente (9.900 para ser exato), volte a 1000 A.D. para pegar uma Jerky em Snail Stop ao sul. Volte para 600 d.C. através de Truce Canyon, vá para Elder’s Manor. Fale com a senhora e dê-lhe a carne seca de graça, o que a faz querer criar os filhos para serem mais generosas.

Volte para 1000 A.D. e o atual prefeito diria agora que ele é generoso demais. Isso vai facilitar a sua vida no futuro.

Nossa próxima etapa do detonado de Chrono Trigger fica em Cursed Woods.

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Cursed Woods

Você encontrará um Mid Tonic e um Shelter nos baús enquanto segue para o norte. Se você atacar as cobras aqui, elas comerão os sapos para restaurar a saúde, o que é útil, pois as cobras têm defesa mais baixa e são mais fáceis de derrotar sem usar habilidades. Ao se aproximar do topo, você ouvirá um farfalhar. Há um único arbusto verde no centro da área e ele faz barulho de vez em quando. Se você andar ao redor dele, poderá notar que pode descer pela parte traseira, onde existe uma escada.

Na casa, pegue o MagicScarf no baú em forma de maçã no canto superior direito e vá para o lado esquerdo. Uma voz gritará com você, perguntando quem está lá. Sapo cairá do teto e ficará tão surpreso ao ver você quanto você ao vê-lo. Após a palavra do rei, ele caminhará até a esquina e pensará consigo mesmo, dizendo: “Não há nada que eu possa fazer… Por favor, siga seu caminho.” Ele ficará sentado lá e uma música triste começará a tocar. Se você falar com ele novamente, ele alegará que não é um herói e não poderá ajudá-lo.

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Siga então para Denadoro Mountains.

Denadoro Mountains

Quando estiver pronto para seguir em frente, vá para a cordilheira. Você provavelmente vai querer Lucca para esta parte, pois como um NPC revela na cidade, se você encontrar um goblin com um martelo, sua melhor aposta é queimá-l, já que com ele, ele contra-ataca cada ataque que você fizer nele e tem mais poder de defesa.

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Com isso em mente, seu grupo será composto por Crono, Lucca e Robo ou Marle (dependendo de suas preferências de cura). Se você escolher o Robo, provavelmente terá que confiar mais nos itens do que faria de outra forma.

Na primeira tela, retire os 300 G do baú na entrada e saia à direita da escada para encontrar um baú com uma MirageHand (uma arma para Robo) parcialmente obscurecida por folhas. Volte para pegar a escada que o levará a Tata, o “herói lendário”. Tata fugirá enquanto um Goblin o persegue. Mate o duende. Um Ogan aparece. Use Lucca para queimar seu martelo. Após a luta você estará oficialmente no segmento “Tata and the Frog” do jogo e com isso encerramos nossa etapa atual do detonado de Chrono Trigger.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.