O soro do super soldado que criou o Capitão América foi perdido quando Abraham Erskine foi morto, mas o MCU viu muitas tentativas de replicá-lo.
Veja cada soro de super soldado da Marvel no MCU
Veja cada um dos soros do universo cinematográfico abaixo e o que aconteceu com eles:
Soro do Abraham Erskine
O soro do super soldado original foi criado pelo cientista Abraham Erskine, que escolheu Steve Rogers para ser o soldado que o recebeu com base em seu corpo esquelético e grande força de caráter. Erskine enfatizou que seu soro melhorava não apenas o corpo, mas também a mente.
“O soro amplifica tudo o que está dentro, então o bom fica ótimo; o ruim fica pior”, disse ele a Steve Rogers. “O homem forte que conheceu o poder por toda a vida pode perder o respeito por esse poder, mas um homem fraco conhece o valor da força e conhece a compaixão.” O soro do super soldado de Erskine teve que ser usado em combinação com a radiação vita para ter efeitos seguros e estáveis, então Steve Rogers foi simultaneamente injetado com o soro e bombardeado com os raios vita.
Soro do Caveira Vermelha
O próximo soro o Super Soldado do MCU é do Erskine, que começou a trabalhar no em 1930, e quando os nazistas chegaram ao poder, eles e HYDRA o forçaram a continuar desenvolvendo sua fórmula para seus propósitos. O líder nazista e chefe da HYDRA Johann Schmidt injetou em si mesmo uma versão anterior do soro do super soldado de Erskine, mas sem o efeito estabilizador da radiação vita, o soro fez com que a pele do rosto de Schmidt queimasse e ficasse vermelha, o que lhe valeu o apelido de supervilão: o Caveira Vermelha.
Apesar desse efeito colateral infeliz, Erskine disse que o soro não falhou, mas fez exatamente o que foi projetado para fazer; assim como o soro mais tarde amplificaria a bondade, bravura e compaixão de Steve Rogers, ele amplificou a maldade de Johann Schmidt e o desejo de poder. O Red Skull também não se considerou um fracasso, declarando que ele, e não o Capitão América, foi o “maior sucesso” de Erskine.
Soro do Arnim Zola
Depois que Erskine escapou e começou a desenvolver seu soro de super soldado para os Estados Unidos, o cientista Arnim Zola assumiu o trabalho de tentar aperfeiçoar a versão da HYDRA. Ele usou soldados americanos capturados como cobaias para sua experimentação com o soro do super soldado, e uma dessas cobaias foi Bucky Barnes.
Com a ajuda do Capitão América, Bucky conseguiu escapar das garras de HYDRA – mas apenas por um curto período. Quando ele caiu de um trem e montanha abaixo, foi sua fisiologia de super soldado que lhe permitiu sobreviver à queda, embora com a perda de seu braço. Ele foi devolvido ao HYDRA, e uma combinação de cibernética e lavagem cerebral foi usada para transformá-lo no Soldado Invernal.
Soro do Isaiah Bradley
Após a morte de Abraham Erskine e o posterior desaparecimento do Capitão América, os Estados Unidos começaram a tentar recriar o soro do super soldado e usaram soldados negros como cobaias. Na série limitada de quadrinhos Truth: Red, White and Black (na qual O Falcão e o Soldado Invernal é parcialmente baseado), essas novas versões do soro frequentemente resultavam em mortes horríveis para os homens que as recebiam.
Isaiah Bradley foi um dos poucos sujeitos de teste para quem o soro funcionou, e o único super soldado que finalmente sobreviveu. Ele foi enviado para Goyang durante a Guerra da Coréia na esperança de que sua força aprimorada lhe permitisse destruir o Soldado Invernal, mas só teve sucesso em arrancar o braço de Bucky.
Soro do Howard Stark
Em 1991, uma nova versão do soro do super soldado foi desenvolvida pelo pai do Homem de Ferro, Howard Stark. Antes que pudesse ser usado em qualquer cobaia americana, no entanto, Howard foi assassinado pelo Soldado Invernal e as cinco doses de seu soro de super soldado foram entregues à HYDRA. O soro foi dado ao esquadrão da morte de elite da HYDRA, que tinha “mais mortes do que qualquer um na história da HYDRA”, de acordo com Bucky.
Como Erskine havia alertado na década de 1940, dar o soro a assassinos cruéis tinha o efeito de amplificar seu desejo por violência e a HYDRA descobriu que eles eram impossíveis de controlar. Esta tentativa de criar mais Soldados foi considerada um fracasso, e os assuntos de teste foram colocados no gelo nas instalações da HYDRA na Sibéria até serem mortos por Zemo.
Soro do Bruce Banner
O governo americano ressuscitou o Projeto Rebirth, o codinome usado para desenvolver o soro do super soldado, após a virada do século 21. Thaddeus Ross recrutou o cientista Bruce Banner para recriar a fórmula de Erskine, e Banner desenvolveu um novo soro que foi usado em combinação com radiação gama em vez de radiação vita.
Infelizmente, isso provou ser tudo menos estável, transformando Banner em um monstro gigante de raiva verde que ficou conhecido como o Incrível Hulk. Em vez de realçar sua personalidade, como as versões anteriores do soro do super soldado, a fórmula de Banner teve o efeito de dividir sua personalidade entre o bruce bem-educado e o Hulk mal-educado.
Soro do Emil Blonsky
Thaddeus Ross não desistiu do soro do super soldado mesmo depois que o Hulk quase matou ele e sua filha. Sua nova versão do Projeto Rebirth continuou trabalhando em soros até que ele encontrou um que era “muito promissor”. Isso foi oferecido ao Capitão Emil Blonsky em uma dose muito baixa e parecia ter o efeito desejado de aumentar a velocidade, força e agilidade sem quaisquer efeitos colaterais negativos. Infelizmente para Blonsky, ele ainda não era forte o suficiente para vencer o Incrível Hulk.
Depois que ele se curou de ter quebrado a maioria dos ossos de seu corpo, Blonsky recebeu uma dose maior do novo soro, que começou a transformar seu corpo e desvendar sua mente. Agora desejando poder igualar o Incrível Hulk, Blonsky se injetou com o sangue com radiação gama de Bruce Banner e se transformou em uma monstruosidade chamada Abominação. Tantas decisões erradas foram tomadas com esta iteração do soro do super soldado que é difícil determinar qual contribuiu mais para o seu fracasso.
Soro da centopeia
O próximo soro do super soldado, que apareceu como parte de um enredo recorrente em Agents of SHIELD, era de alguma forma ainda mais confuso do que aquele que criou o Hulk e a Abominação. HYDRA estava de volta ao trabalho novamente, desta vez com o Projeto Centopeia, que combinou os elementos do soro do super soldado, radiação gama, Extremis, DNA Inumano, sangue de um pirocinético, basicamente, como Jemma Simmons colocou, “Todas as fontes conhecidas de superpotência jogada em um liquidificador. ”
Ao contrário de outras versões do soro, que foram projetadas para serem injetadas apenas uma vez, o soro era fornecido continuamente por meio de um dispositivo no braço do receptor.
Soro do Dr. Wilfred Nagel
O Falcão e o Soldado Invernal apresenta a última iteração do soro do super soldado no MCU, desta vez desenvolvido pelo cientista Dr. Wilfred Nagel e submetido à engenharia reversa do sangue de Isaiah Bradley. Nagel trabalhou primeiro para a HYDRA, depois para a CIA e, finalmente, para o Power Broker em Madripoor, enquanto desenvolvia seu soro de super soldado, que ele acreditava ser superior ao de Erskine.
O soro não requer radiação de vita para ser estabilizado e não altera fisicamente a aparência do corpo do receptor. No entanto, ainda parece ter o efeito de realçar a personalidade fundamental de uma pessoa, embora seja incerto se isso é um efeito físico ou uma resposta psicológica por ter repentinamente um grande poder.