A decisão de mostrar a morte de Joel simultaneamente a um ataque de infectados em Jackson foi cuidadosamente pensada pelos criadores de The Last of Us. Neil Druckmann explicou que, diferentemente do jogo, a adaptação televisiva permite saltos temporais e paralelos narrativos que intensificam o drama. “Queríamos elevar a tensão e mostrar que Jackson também é uma peça fundamental na trama. Agora, além de Joel, há perdas significativas e a sensação de segurança se esvai”, explicou (via Variety).
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Joel, a comunidade e o contraste emocional
A escolha de cruzar os dois eventos também revelou uma camada emocional poderosa para os personagens. Enquanto Joel vê a cidade ao longe em chamas e se preocupa com seus habitantes, Ellie percorre o mesmo caminho, mas motivada exclusivamente por encontrar Joel. “Isso diz muito sobre o que comunidade significa para cada um”, destacou Mazin. A diferença entre as prioridades dos dois personagens aprofunda ainda mais a relação entre eles e o que está prestes a ser perdido.
A brutalidade necessária
A cena da morte de Joel foi deliberadamente brutal. Embora muitos se perguntassem se seria suavizada na série, Druckmann esclareceu que isso nunca esteve nos planos. “Não poupamos o público porque é necessário que eles sintam a mesma dor que Ellie. As decisões que ela tomará dependem disso”, explicou. Mazin complementou dizendo que a fragilidade de Joel naquele momento — quando tenta se erguer apenas ao ouvir Ellie — reforça ainda mais o impacto emocional. “Se existe alguém no mundo por quem ele tentaria o impossível, seria por ela”, afirmou.
Mudanças de estrutura para aprofundar vínculos
Outro ajuste feito na série foi na forma como os personagens foram distribuídos durante o ataque. Joel está com Dina, e Ellie, com Jesse. Druckmann explicou que isso serviu para ilustrar como Joel construiu laços com outros personagens além de Ellie. “Dina se tornou uma espécie de filha substituta, outra órfã que ele tentou orientar”, explicou. Essa complexidade contribui para tornar sua morte ainda mais devastadora, pois mostra o quanto ele era essencial para todos ao seu redor.
Sobre a série
Com direção de Craig Mazin e Neil Druckmann, The Last of Us adaptada o aclamado jogo desenvolvido pela Naughty Dog. Se passando 20 anos depois que uma pandemia devastou a sociedade como conhecemos, a história acompanha a jornada do sobrevivente Joel e da jovem Ellie, interpretados respectivamente por Pedro Pascal e Bella Ramsey.
The Last of Us está disponível na HBO Max.
Confira também:
- Catherine O’Hara fala sobre sua personagem na 2ª temporada The Last of Us
- The Last of Us – Por que Marlene deixou Ellie com a FEDRA?
- The Last of Us – Atriz original de Ellie revela o que achou da atuação de Bella Ramsey
- The Last of Us – 1ª temporada da série quase teve um final diferente
- The Last of Us – Ellie realmente acreditou em Joel?
- The Last of Us – Principais diferenças entre o final da série e do jogo