No episódio 5 da segunda temporada de The Last of Us, Ellie finalmente revela algo que vinha sendo cuidadosamente ocultado desde o início da nova fase da série: ela sempre soube que Joel matou os Vagalumes no hospital de Salt Lake City. Essa revelação, feita durante uma intensa cena de confronto com Nora, deixa claro que a jovem não apenas carrega essa verdade há tempos, como também convive com o peso das decisões de Joel de forma silenciosa.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Ellie revela a verdade a Nora
Ellie é o centro emocional da série e, ao confrontar Nora no hospital dos Lobos, mostra o quanto está disposta a ir longe por vingança. A cena remete diretamente ao jogo The Last of Us Part II, quando Ellie embosca Nora em busca do paradeiro de Abby. A diferença na série está no uso de esporos como contexto narrativo para a cena, um elemento que havia sido deixado de lado até então. Enquanto Nora agoniza por ter inalado os esporos, Ellie se mantém firme, imune à infecção, e, mais do que isso, emocionalmente inabalável ao revelar: “Eu sei”. E logo em seguida, fria e decidida, completa: “Eu não me importo”.
Essa declaração desmonta qualquer tentativa de Nora de explicar as razões por trás da busca por justiça contra Joel. Para ela, ele destruiu a última esperança da humanidade. Para Ellie, a questão é pessoal demais para se medir em escalas de certo ou errado.
O momento em que tudo mudou
Apesar de, durante toda a temporada, Ellie ter se mostrado ambígua em relação ao que realmente sabia sobre o passado de Joel, sua fala mostra que o conflito entre os dois já estava fundamentado nessa verdade silenciosa. Até então, os fãs eram levados a crer que a jovem não compreendia completamente os motivos da tensão entre ela e Joel, nem o remorso que ele carregava. A revelação muda tudo: Ellie sabia o tempo todo.
A origem da descoberta: quando Ellie encontrou a verdade
No jogo, a narrativa alterna entre o presente e flashbacks que revelam fragmentos da deterioração da relação entre Ellie e Joel. Em um desses momentos, descobrimos que, tomada pela desconfiança, ela volta sozinha ao hospital dos Vagalumes em Salt Lake City. Lá, entre documentos abandonados e gravações deixadas por médicos, ela encontra provas de que a cirurgia que poderia gerar uma cura exigiria sua morte. Mais impactante do que o conteúdo das evidências é a constatação de que Joel mentiu para protegê-la — ou, sob outra ótica, para satisfazer sua própria incapacidade de perdê-la.
Sobre a série
Com direção de Craig Mazin e Neil Druckmann, The Last of Us adaptada o aclamado jogo desenvolvido pela Naughty Dog. Se passando 20 anos depois que uma pandemia devastou a sociedade como conhecemos, a história acompanha a jornada do sobrevivente Joel e da jovem Ellie, interpretados respectivamente por Pedro Pascal e Bella Ramsey.
The Last of Us está disponível na HBO Max.
Confira também:
- Catherine O’Hara fala sobre sua personagem na 2ª temporada The Last of Us
- The Last of Us – Por que Marlene deixou Ellie com a FEDRA?
- The Last of Us – Atriz original de Ellie revela o que achou da atuação de Bella Ramsey
- The Last of Us – 1ª temporada da série quase teve um final diferente
- The Last of Us – Ellie realmente acreditou em Joel?
- The Last of Us – Principais diferenças entre o final da série e do jogo