Para quem perdeu a primeira parte dessa matéria, veja aqui cinco teorias chocantes sobre a saga Harry Potter que nós já contamos no Critical HIts.
Neville estava com a varinha errada
Logo no começo da saga, quando Harry descobre sua verdadeira identidade e vai ao Beco Diagonal, já ficamos sabendo da importância que existe por trás da escolha da varinha de um bruxo. Afinal, é ela quem escolhe o seu dono – e não o contrário -, fazendo com que ele possa ser o mais bem sucedido possível.
No entanto, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Neville quebra sua varinha, ficamos sabendo que, até então, ele usava uma varinha velha de seu pai.
Coincidentemente, na mesma época, logo após comprar uma varinha nova – ou melhor, ser escolhido por uma – o garoto começa a melhorar suas técnicas, chegando inclusive a se mostrar um excelente bruxo durante a Batalha de Hogwarts. Ou seja, Neville não ia mal nas aula porque era um bruxo ruim, mas sim porque estava usando a varinha errada.
A lição de casa de Harry e Rony foi, de fato, uma previsão
Em um determinado momento da saga, Harry e Rony, querendo se livrar logo do seu dever de Adivinhação, resolvem inventar uma história qualquer para a tarefa. No entanto, todos os acontecimentos que os garotos escrevem acontecem de fato em O Cálice de Fogo!
O primeiro deles, em que Harry corria o risco de se queimar, acontece quando Potter enfrenta um dragão na primeira prova do Torneio Tribruxo. O segundo, que dizia que o menino perderia um tesouro precioso, faz referência ao resgate de Ron do fundo do Lago Negro. O terceiro, que fala sobre ser apunhalado pelas costas, se encaixa na situação de identidade falsa do Professor Moody. E o último, sobre Harry se dar mal em uma luta, é exatamente o que acontece com ele e Voldemort no final do Torneio.
A forma do bicho papão de Voldemort
No mundo bruxo, o bicho papão sempre assume a forma do pior pesadelo de quem o está vendo, o que causa de fato um terror absurdo na pessoa. Ao longo dos livros, ficamos sabendo quais são os bichos papões de alguns personagens da série, mas você já parou para pensar que forma eles assumiriam com Voldemort?
Pois alguns fãs da saga criaram a teoria de que o pior pesadelo do bruxo seria nada menos do que ele mesmo morto. Afinal, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado buscava a imortalidade acima de tudo.
A pergunta de Snape tem um grande significado
Já em seu primeiro dia de aula com Snape, Harry acaba sendo bombardeado pelo professor com perguntas difíceis. A primeira delas diz respeito ao que o bruxo obteria se “adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna”.
Um usuário do Tumblr, curioso sobre qual seria a resposta a essa pergunta, decidiu pesquisar sobre os ingredientes na Enciclopédia Vitoriana de Flores e ficou chocado com o que descobriu – e a teoria que pode ser feita sobre isso.
Segundo a Enciclopédia, a palavra asfódelo (que é um tipo de lírio; sendo em inglês “lily”, o nome da mãe de Harry) significa “meus arrependimentos vão te seguir até o túmulo”, enquanto losna significa “ausência”.
Ou seja, Snape na verdade fez uma pergunta que tem uma resposta bastante profunda, e que parece muito mais ser um desabafo sobre o que sentia em relação a mãe de Harry do que uma simples questão sobre a matéria.