A quinta temporada de Game of Thrones deu muito o que falar por um monte de acontecimentos, mas se teve um que gerou quase tanta discussão quanto o que aconteceu no final da temporada (que eu não vou comentar aqui pro caso de você ainda não ter visto, mas convenhamos, vá ver que já deu tempo o suficiente pra podermos comentar isso livremente), foi o estupro.
Observação: spoilers sobre a quinta temporada abaixo.
Cenas de estupro num mundo brutal como o de Game of Thrones teoricamente seriam comum, mas uma parte considerável dos fãs não gostou nem um pouco das cenas que foram rodadas durante a quinta temporada. Ao que tudo indica, o diretor da série para a televisão, James Podeswa, ouviu o feedback dos fãs e fez algumas mudanças na abordagem da série para a sexta temporada.
Em entrevista ao Fox Studios Australia, Podeswa disse que os produtores da série, David Benioff e D.B. Weiss, “foram responsivos à discussão e alteraram uma ou duas coisas como resultado dessa discussão. O importante, é que os autores não se auto-censurem, já que a série apresenta um mundo brutal, e que coisas horríveis acontecem. Eles não queriam ser influenciados demais pelas críticas às cenas, mas eles absorveram-nas e isso influenciou eles de alguma forma”.
O que vocês acham disso? Eu, sinceramente, vejo isso com cautela. Ok, o estupro é um assunto bem pesado e não é legal ser representado na televisão, mas o mundo de Game of Thrones está a milênios do avanço da mentalidade que o mundo atual está. Estamos falando de um mundo onde o incesto dentro da nobreza ela tolerado numa boa, e não do mundo de hoje, onde praticamente qualquer assunto acaba em polêmica e gente se ofendendo. E outra, não é porque você esconde um assunto da televisão que ele deixa de existir.
A sexta temporada de Game of Thrones estreia no dia 8 de abril de 2016 na HBO.
Comments are closed.