Os Balrogs estão entre as criaturas mais fascinantes do universo criado por J. R. R. Tolkien. No entanto, após termos um pequeno vislumbre do Balrog de Khazad-dûm na primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, muitos fãs podem ficar em dúvida sobre qual a origem dessas criaturas.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Existindo desde os Anos das Árvores, os Balrogs eram originalmente Maiar, espíritos primordiais criados para ajudar os Valar na construção do mundo. No entanto, diferente de Gandalf e dos demais Magos, os Balrogs foram seduzidos e corrompidos por Melkor (Morgoth), se tornando parte essencial do seu exército.
Os Balrogs foram mais ativos durante a Primeira Era da Terra-média, quando chegaram até mesmo a enfrentar Fëanor, o criador das Palantír e das Silmarils, que foi derrotado por Gothmog, o Senhor dos Balrogs. A última grande batalha dos Balrogs foi durante a Guerra da Ira, quando a maioria deles foi destruída e alguns poucos conseguiram fugir.
Dos Balrogs remanescentes, o mais famoso é justamente o Balrog que se escondeu nas Montanhas Sombrias e foi despertado pela ganância dos anãos de Moria. Esse é o mesmo Balrog enfrentado por Gandalf em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível exclusivamente no Prime Video.
Confira também:
- Senhor dos Anéis – Pista sobre a verdadeira identidade de Sauron foi dada no episódio 2
- Senhor dos Anéis – Tudo que sabemos sobre a segunda temporada da série
- Senhor dos Anéis – Série explica por que foram feitos anéis e não outro tipo de artefato
- Senhor dos Anéis – Por que Sauron não teve tanto destaque na 1ª temporada?
- Senhor dos Anéis – Qual o nome dos três anéis dos elfos e quem serão os seus portadores?
- Senhor dos Anéis – Episódio final da série revela quem é Sauron
- Senhor dos Anéis – 2ª temporada de Anéis de Poder deve ter um foco maior em Sauron