Um dos pontos mais importantes revelados pelo episódio 5 de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi a origem do Mithril, o valioso metal encontrado pelos anãos de Khazad-dûm e que tem sido cobiçado pelos elfos.
Embora a obra de Tolkien não traga muitos detalhes sobre a origem do minério, o episódio preencher essa lacuna através de uma lenda conhecida como a “Canção das Raízes de Hithaeglir”, que fala de um duelo nas Misty Mountains travado por uma árvore, que em seu interior guardava a última das Silmarils.
Enquanto de um lado um guerreiro élfico derramava a sua luz na árvore para proteger, do outro um Balrog tentava destruí-la. No meio desse confronto, um raio atingiu a árvore e pelas suas raízes infiltrou na montanha um poder tão puro e leve quanto o bem, e tão forte e irredutível quanto o mal.
Assim, segundo Gil-Galad, o Mithril é o mineral que conservou a luz da Silmaril perdida, fato que logo depois foi confirmado por Celebrimbor, afirmando que o testou de todas as maneiras e nada reduziu a sua luz.
Os novos episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder são lançados todas as sextas-feiras.
Confira também:
- Senhor dos Anéis – Quem são as três figuras misteriosas do episódio 5?
- Como Elrond de Anéis de Poder é diferente de O Senhor dos Anéis
- A Palantír que aparece em Anéis do Poder é a mesma do filme de O Senhor dos Anéis?
- Senhor dos Anéis – O que significa a visão tida por Míriel e Galadriel?
- Senhor dos Anéis – Por que a Rainha Míriel escolheu ajudar Galadriel?
- Senhor dos Anéis – Episódio 4 confirma teoria sobre Adar