O episódio 4 da 2ª temporada de House of the Dragon trouxe como grande acontecimento a chocante morte de Rhaenys Targaryen. A Batalha de Pouso de Gralhas, liderada por Criston Cole, visava bloquear Dragonstone e Driftmark do restante de Westeros. Para isso, Cole atraiu os Pretos a enviarem um montador de dragão para deter o exército, permitindo que Aemond Targaryen e seu dragão Vhagar atacassem. O plano funcionou, embora não da forma como ele imaginava.
Por que Rhaenys não fugiu quando teve a chance?
A morte de Rhaenys certamente surpreendeu muitos espectadores. O aspecto mais chocante é que, após a confrontação inicial com Aegon II e Sunfyre, Rhaenys tem a chance de viver. Com o rei gravemente ferido e potencialmente morto, Rhaenys poderia ter escapado, mas ela decidiu voltar e enfrentar Aemond e Vhagar, aparentemente resignada ao seu destino.
Rhaenys sabia que Vhagar era um dragão muito maior do que Meleys, mas decidiu arriscar. Sua decisão pode ter sido tomada com a intenção de essencialmente terminar a guerra, já que eliminar Vhagar seria um golpe fatal para os Verdes. No entanto, a decisão de Rhaenys também parece ter um elemento de resignação e auto-sacrifício. Ela pode ter visto para onde a guerra estava indo e considerado melhor tentar acabar com o conflito ali, ou pelo menos acabar com sua parte nele.
Como Rhaenys morre no livro
No livro Fogo & Sangue, principal material usado pela série, a morte de Rhaenys ocorre de maneira muito similar. Na Batalha de Pouso de Gralhas, ela e Meleys são emboscadas por Aemond e Aegon com seus dragões, com ela ainda conseguindo derrubar Aegon antes de cair.
Uma mudança significativa em relação ao livro é o papel de Aegon na batalha. Em Fogo & Sangue, é descrito que ele fazia parte do plano de Cole e Aemond para pegar de surpresa Rhaenys, enquanto na série ele age por iniciativa própria, querendo provar seu valor. A decisão de Aemond de trair Aegon é também completamente original da série e altera drasticamente o desenrolar da batalha. Se Rhaenys não tivesse voltado para lutar contra Aemond, poderia ter sido uma vitória extraordinária para o lado de Rhaenyra.
Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.
House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.
Confira também:
- O que você precisa saber sobre Gwayne Hightower, o irmão de Alicent em House of the Dragon
- O que acontece na batalha do Batalha do Moinho Flamejante que não foi mostrado em House of the Dragon
- Os ovos de dragão do episódio 3 de House of the Dragon são realmente os de Daenerys?
- Quem é Daeron Targaryen, o quarto filho de Alicent em House of the Dragon
- Cregan Stark terá uma participação maior na 2ª temporada de House of the Dragon?
- Entenda o significado e as referências da nova abertura de House of the Dragon