A quinta temporada de Fear the Walking Dead conseguiu ser a primeira a ter avaliação negativa no Rotten Tomatoes. Tendo sido criada como um spin-off da série principal, Fear the Walking Dead chegou a ser considerada como um oásis aos fãs da franquia que decepcionaram-se com o desenrolar dos eventos em The Walking Dead.
Scott Gimple, responsável por The Walking Dead na AMC, resolveu enfim comentar o fraco desempenho da quinta temporada.
Segundo Gimple, a temporada atual se faz necessária pois funcionará como uma ponte para os eventos que seguirão daqui para frente.
Ele diz ainda que os fãs da série passarão a ver esta temporada com outros olhos no futuro, principalmente após o lançamento da Season 6.
Gimple também traçou um paralelo com a segunda temporada de The Walking Dead, que também não agradou aos fãs quando foi lançada mas que justificou sua existência posteriormente já que foi berço para a aparição de uma série de personagens importantes, bem como para criação de vínculos que mais tarde desempenhariam papel importante no enredo.
Independente das boas intenções, o penúltimo episódio da quinta temporada foi considerado pelos fãs como o pior de toda a série, sendo bombardeado de críticas e sofrendo com a baixa audiência.
Resta agora saber se a próxima temporada vai de fato fazer tudo valer a pena, ou se é só o início de um declínio maior, assim como na série principal.