Sendo uma das séries mais influentes e importantes de todos os tempos, Supernatural está se encaminhando para a sua 15ª e última temporada. A série estreitou ainda em 2005, e em todos esses anos muitas coisas aconteceram com os irmãos Sam e Dean Winchester. Por isso, para você ficar preparado para esse final, resolvemos relembrar os principais acontecimentos dessa longa história.
O começo de tudo
Embora Sam Winchester planejasse seguir uma carreira normal cursando uma faculdade de Direito, sua vida acabou mudando para sempre depois que o seu irmão Dean apareceu trazendo notícias do seu pai, que há mais de 20 anos caçava criaturas sobrenaturais e agora estava desaparecido. Mesmo um pouco relutante, Sam concorda em se juntar ao seu irmão para ir em busca do seu pai e caçar as criaturas que ele caçava, em especial Azazel, o demônio de olho amarelos responsável por matar a mãe dos dois.
O Apocalipse
Além de casos separados, da primeira à quinta temporada temos a construção de um grande arco do apocalipse, com os irmãos descobrindo que na verdade o seu pai fez um pacto com Azazel para salvar a vida de Dean, e do plano do demônio em criar “crianças especiais”, que foram alimentadas com o seu sangue ainda quando bebês. Sam era uma dessas crianças, e enquanto luta para tentar conter os seus poderes demoníacos, Lilith começava a quebrar os 66 selos que mantinham Lúcifer no inferno. Também temos a apresentação de Bobby Singer, que assume a função de mentor dos dois irmãos
Na quarta temporada, enquanto Dean é resgato do inferno pelo anjo Castiel, os Winchester são apresentados ao seu meio-irmão, Adam Milligan, que é filho de John Winchester com Kate Milligan. Após Dean ter se recusado em se transformar no Arcanjo Miguel, os anjos voltam seus esforços para Adam que aceita a proposta.
No final da 5ª temporada temos Adam como receptáculo do Arcanjo Miguel enfrentando Sam que estava possuído por Lúcifer. Nesse meio tempo Castiel é morto por Rafael e ressuscitado por Deus com todos os seus poderes de serafim. Após evitar o apocalipse, Castiel volta ao céu para tentar restaurar a ordem.
Recuperação da alma de Sam
A 6ª temporada marca o começo de uma nova jornada, em que Dean busca recuperar a alma de Sam. Os dois irmãos acabam se juntando ao seu avô ressuscitado Samuel Campbell, que junto com Castiel fazem uma aliança com o demônio Crowley, que se auto-designava o Rei do Inferno. Após um acordo feito com o último Cavaleiro do Apocalipse, a Morte, Sam recupera sua alma e Castiel ascende ao Céu.
Leviatã
Na 7ª temporada temos o problema dos leviatãs, que basicamente são um dos primeiros seres criados por Deus, antes mesmo dos anjos, demônios e humanos. O Leviatã desejava exterminar praticamente todos os seres humanos para engordar cada vez mais. Sam e Dean acabam conseguindo matar o líder deles no final da 7ª temporada, embora Dean e Castiel acabem indo para no Purgatório.
Queda dos anjos
Sam e Dean descobrem que Metatron, o escrivão de Deus está tentando se tornar “o novo Deus”. Traindo Castiel, Metatron expulsa todos os anjos do céu. Em meio aos caos dos anjos na Terra, temos Abaddon, um dos dois únicos Cavaleiros do Inferno que deseja se tornar a Rainha do Inferno. Sam e Dean então resolvem procurar Caim, o fundador da ordem dos Cavaleiros do Inferno. Na 9ª temporada Dean recebe a Marca de Cain e vai enfrentar Metatron, embora isso acabe não sendo suficiente e o Winchester é morrendo. No entanto, Castiel acaba “transmitindo” as verdadeiras intenções de Metatron para os demais anjos, que invadem o céu e junto com Castiel prendem Metatron.
A Escuridão
Na 10ª temporada Dean acaba sendo revido como um demônio. Agora, Sam e Castiel buscam uma forma de trazer de volta a humanidade de Dean. Ao eliminar a Marca de Cain, com a ajuda da bruxa Rowena, Dean finalmente é curado, mas esse evento acaba desencadeando o surgimento da Escuridão, uma entidade primordial existente antes de Deus e da Morte. A sua libertação causou um impacto tão grande no mundo que a sela de Lúcifer acabou sendo danificado e o permitiu influenciar no mundo exterior.
Deus
Na 11ª temporada a Escuridão, que se apresenta também como o nome de Amara, é a principal antagonista, e para combatê-la temos finalmente a aparição do seu irmão, Deus, que estava esse tempo todo aqui na Terra vivendo como Chuck Shurley, um escrito de uma série de livros chamada “Supernatural”. Após ferir o seu irmão, Amara escolhe o perdão em vez da irá e aceita se reconciliar com Deus. Como presente de despedida, ela ainda ressuscita Mary Winchester, a mãe de Dean e Sam.
Lúcifer
Na 12ª temporada é revelado que Lúcifer recuperou a sua posição como governante do inferno, embora esteja enfraquecido devido aos ataques de Amara, e não consiga encontrar um receptáculo ideal. Eventualmente ele acaba tomando o corpo de Jefferson Rooney, o presidente dos Estados Unidos, e com a sua amante Kelly Kline o concede um Nephilim. Sam, Dean, Castiel, Crowley e Rowena conseguem convencer Kelly a ajudá-los, e em uma emboscada exorcização Lúcifer do corpo de Rooney. Mesmo com todos os riscos, Kelly decide manter o bebê, só que o seu nascimento acaba abrindo um portal para outra dimensão.
Mundo do Apocalipse
A 13ª temporada se passa em duas dimensões, a normal e o Mundo do Apocalipse, que basicamente é uma versão alternativa da Terra em que as forças do Céu e do Inferno travam uma batalha eterna. Enquanto tentam cuidar de Jack, o filho de Lúcifer, os irmãos também precisam pensar em uma forma de resgatar a sua mãe, que está justamente na dimensão do Mundo do Apocalipse. Com a ajuda de Jack, que está tentando provar que uma boa pessoa, eles consegue ir até essa dimensão apocalíptica e resgatar Mary junto com os outros, embora o encontro de Jack com Lúcifer acabe influenciando o garoto na temporada seguinte.