Psicóloga fala sobre a grande mudança de Daenerys no penúltimo episódio de Game of Thrones

O penúltimo episódio de Game of Thrones deixou boa parte dos fãs bastante revoltados, principalmente pela decisão do roteiro de fazer Daenerys Targaryen queimar os inocentes em Porto Real, mesmo após a cidade ter se rendido.

Essa inesperada virada da personagem gerou um enorme debate nas redes sociais, onde diversos fãs argumentaram que pela construção de Daenerys durante toda a série, não fazia muito sentido ela tomar uma atitude tão cruel.

Agora, a psicóloga Janina Scarlet, autora do livro Superhero therapy, falou em entrevista à CNET um pouco mais sobre a mudança brusca de Dany e como isso decepcionou diversos espectadores que se inspiravam na personagem.

“Relacionamentos parassociais pode ajudar as fãs a se sentirem menos sozinhas em suas lutas pela saúde mental, podem inspirar esperança e criar um diálogo sobre trauma e recuperação. Ver uma pessoa que veio de uma infância abusiva, experimentou violência, agressão e tragédia pode inspirar muitos outros sobreviventes de traumas, especialmente mulheres, para melhor compreende e processar suas experiências traumáticas.”

Scarlet ainda afirma que especialmente para as mulheres que se identificavam Daenerys, essa mudança repentina pode parecer muito confusa e angustiante.

“Para muitos fãs, especialmente mulheres, que podem se identificar com Daenerys em termos de sobrevivência, essa mudança repentina pode ser confusa e emocionalmente angustiante.”

A psicóloga diz também que para o futuro, mais produções deveriam investir em consultores culturais e de saúde mental para ajudar no desenvolvimento de suas histórias.

“É minha esperança que, no futuro, roteiristas de televisão e filmes considerem ter consultores culturais e/ ou de saúde mental na equipe, especialmente ao escrever histórias que lidam com trauma, choque, e horror, a fim de ser cuidadoso sobre os potenciais efeitos que um determinado episódio ou cena podem causar nos espectadores.”

Game of Thrones pode ser assistido na íntegra na HBO.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.