Neil Druckmann, cocriador de The Last of Us, explicou a decisão criativa de alterar o momento mais emotivo entre Joel e Ellie na segunda temporada da série da HBO. O episódio 6 trouxe à tona a tão esperada cena da varanda, originalmente situada no final de The Last of Us Part II, encerrando com sensibilidade a jornada emocional dos dois personagens. A mudança, no entanto, tem motivos estratégicos e impacta diretamente o ritmo da adaptação para a televisão.
A despedida entre Joel e Ellie ganha novo contexto
Na versão original do jogo, o diálogo final entre Joel e Ellie acontece apenas nos momentos derradeiros da trama, funcionando como um alívio emocional após eventos intensamente trágicos. Já na série, a cena foi colocada no penúltimo episódio da segunda temporada, reconfigurando a experiência dos espectadores ao oferecer esse fechamento emocional de maneira mais imediata.
Segundo Druckmann, a escolha de adiantar esse momento se baseia no formato diferente da adaptação televisiva. Enquanto os jogos encerram sua história em dois volumes coesos, a HBO pretende contar essa narrativa em quatro temporadas. Com isso, a produção precisou repensar o ritmo de revelações e reencontros para não perder impacto ao longo dos anos.
A justificativa dos criadores: não deixar o público esperando
Em entrevista à Variety, Druckmann comentou que, durante o desenvolvimento do jogo, a localização das cenas de flashback ainda era flexível até fases avançadas da produção. Ao levar isso para a televisão, ele e Craig Mazin, co-showrunner da série, perceberam que adiar por anos esse reencontro emocional entre os protagonistas poderia enfraquecer sua força narrativa.
“Seria tempo demais. Especialmente porque essa temporada foca muito na jornada da Ellie e na carga emocional em torno do que ela sabe ou não sabe sobre Salt Lake City”, explicou Druckmann. A antecipação da cena da varanda, portanto, surgiu como uma necessidade de alinhar o ritmo emocional da série ao seu novo formato episódico.
Um indicativo de como será o restante da adaptação
A decisão de inserir a cena agora também oferece pistas sobre a estrutura das temporadas seguintes. Como The Last of Us Part II é narrado de forma não linear, há uma expectativa de que a terceira temporada da série explore a trajetória de Abby, enquanto a segunda foca quase que exclusivamente nos eventos do ponto de vista de Ellie.
Com a divisão temporal do enredo, faz sentido oferecer desde já uma resolução emocional para Ellie e Joel. Isso garante ao público uma compreensão mais completa da motivação da protagonista, fortalecendo seu arco narrativo antes que a história se desloque para outros personagens e conflitos.
Sobre a série
Com direção de Craig Mazin e Neil Druckmann, The Last of Us adaptada o aclamado jogo desenvolvido pela Naughty Dog. Se passando 20 anos depois que uma pandemia devastou a sociedade como conhecemos, a história acompanha a jornada do sobrevivente Joel e da jovem Ellie, interpretados respectivamente por Pedro Pascal e Bella Ramsey.
The Last of Us está disponível na HBO Max.
Confira também:
- Catherine O’Hara fala sobre sua personagem na 2ª temporada The Last of Us
- The Last of Us – Por que Marlene deixou Ellie com a FEDRA?
- The Last of Us – Atriz original de Ellie revela o que achou da atuação de Bella Ramsey
- The Last of Us – 1ª temporada da série quase teve um final diferente
- The Last of Us – Ellie realmente acreditou em Joel?
- The Last of Us – Principais diferenças entre o final da série e do jogo