Os fãs de cinema e TV nem sempre gostam de assistir a documentários. Mas o formato do documentário tem-se tornado cada vez mais importante para o mundo moderno.
Uma espécie de crossover entre a realização cinematográfica e a exposição de acontecimentos reais, o documentário serve para nos informar e contar histórias reais que precisam de ser ouvidas.
E a melhor parte é que os documentários não são mais segmentos longos e chatos. Hoje em dia, muitos realizadores dominam a arte de expor histórias verídicas, e a realidade é muitas vezes mais divertida do que a ficção. Além disso, depois de terminar um jogo longo e denso, como The Last of Us Parte 2, um documentário pode ser uma boa alternativa para descomprimir um pouco.
Se você ficou interessado, precisa mesmo de dar uma olhada na nossa lista de melhores documentários de 2020:
Tiger King
O documentário mais assistido do ano é Tiger King, a mini-série da Netflix que segue as aventuras da vida de Joey Exotic, o mais carismático dono de zoo dos Estados Unidos. Pelo meio, surge um leque quase inacreditável de personagens fantásticas.
É difícil de acreditar que os eventos de Tiger King não foram cuidadosamente escritos por um roteirista de Hollywood. Mas tudo o que acontece nessa mini-série é real, por mais que possa parecer saído diretamente de um filme de crime e comédia. São apenas 7 episódios, mas você vai ficar colado nesse documentário do início ao fim.
Jeffrey Epstein: Filthy Rich
Se lembra de Jerry Epstein? O magnata norte-americano foi preso por ser o líder de um esquema em pirâmide de prostituição infantil.
Esse documentário, também produzido pela Netflix, se foca em expor os detalhes da sua vida, desde o modo como ele se tornou bilionário até à maneira como atraía suas vítimas, todas elas mulheres e menores de idade.
Este documentário não tem, ao contrário de Tiger King, nada de humorístico. Mas é importante assistir para ficar a saber mais acerca da maneira como um homem rico e poderoso pode escapar de forma sistemática às consequências de seus crimes.
The Last Dance
Um documentário acerca da história dos Chicago Bulls na década de 90 pode parecer algo que interessa apenas aos fãs de basquetebol.
Mas essa história é tão bem contada que The Last Dance tem o potencial para agradar a qualquer pessoa, mesmo que você não curta a NBA.
Os personagens principais incluem lendas do esporte como Michael Jordan, Scottie Pippen, e o carismático Dennis Rodman. Não é por acaso que The Last Dance se tornou num dos documentários mais assistidos de 2020 em pouco mais de um mês.
Poker Queens
Dos Estados Unidos nos chega uma surpreendente história de female empowerment. Poker Queens se foca nas mulheres que fazem a vida jogando poker de forma profissional, mas é na verdade um documentário acerca do sucesso feminino num meio quase completamente dominado por homens. Conta com o testemunho de jogadoras como Jennifer Tilly, Jennifer Harman, e Liv Boeree.
No Brasil, jogar poker continua sendo ilegal, mas você pode fazê-lo através da Internet de forma legítima. Jogar poker na 888 é uma boa forma de se divertir com o mais famoso jogo de cartas do mundo, principalmente porque o site está totalmente em português.
Miss Americana
Fã de Taylor Swift? Então tem mesmo que ver esse documentário. Outra produção da Netflix que chegou na nossa lista, esse precioso documento biográfico nos mostra a artista pop norte-americana de uma perspectiva nunca antes vista.
Em Miss Americana, Taylor Swift vai mais longe do que nunca na maneira como expõe de forma sincera os problemas do passado, as decisões do presente, e a sua visão de seu futuro.
Um documentário que importa mesmo para quem não é um Swiftie (nome que se dá aos fãs da cantora). Afinal, Taylor Swift se tornou muito mais do que apenas uma artista pop ao longo dos últimos anos.
McMillions
Se você gostar de Tiger King, McMillions devia ser a próxima série em sua agenda. Produzida pela HBO, essa mini-série documental é não só surpreendente como engraçada e extremamente contagiante.
O documentário segue o caso de uma agência bem peculiar do FBI, localizada na Florida, que começa construindo um caso para deslindar uma fraude multimilionária relacionada com os jogos promocionais do McDonald’s. Pelo meio tem hamburgueres, empresas de marketing, agentes policiais muito carismáticos, e até um membro da Máfia Italiana.
Trial By Media
Depois de tantos documentários sobre O.J. Simpson terem sido produzidos nos últimos anos, chegou a vez de uma série documental se focar em outros casos de alegados assassinos e criminosos que viram seu julgamento receber uma dose indevida de atenção do público.
Trial By Media é um documentário antológico que explora o que acontece quando um julgamento, supostamente privado, acaba por ser controlado pela opinião pública e lançado nas mãos dos media.
Um documentário que faz todo o sentido em 2020, um ano em que a discussão sobre as fake news se revela mais importante e acesa do que nunca.