O Senhor dos Anéis: entenda a diferença entre Orcs e Uruk-Hai

É praticamente impossível encontrar histórias de literatura fantástica sem criaturas baseadas nos arquétipos definidos pela série de J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. Nomes como orcs, anões, elfos e etc foram popularizados pelas obras de Tolkien ao ponto de virarem descrições comuns de criaturas em todos os gêneros de livros e de outras mídias. Parte disso veio do zelo de Tolkien em criar um mundo complexo, incluindo variações com mais de uma diferença das espécies, como, por exemplo, Orcs e Uruk-Hai.

O “vicio oculto” por trás das obras de Tolkien era que o verdadeiro interesse do autor estava na criação das línguas e idiomas dos personagens, que serviam como base para a criação do resto da história e do mundo.

“Orc”, por exemplo, é uma palavra que Tolkien tirou do anglo-saxão e significa “monstro”, colocando-o como equivalente ao “goblin” do inglês moderno.

Dessa forma, Orcs e Goblins são a mesma coisa na Terra-Média, sendo um termo guarda-chuva para todos os tipos das várias subespécies de orcs.

Entre essas espécies, claro, estão os Uruk-hai.

De acordo com o Silmarillion, os orcs foram criados na Primeira Era por Melkor, um espírito divino caído. Ele capturou e torturou elfos até eles se tornarem as criaturas deformadas que serviriam como a parte mais numerosa de seu exército. O exato processo que resultou nas repugnantes criaturas é desconhecido.

Após a destruição de Melkor, o seu tenente de guerra, Sauron, ficou como o comandante da maioria dos orcs que sobraram na Terra-Média.

Mais altos, mais fortes e sem a aversão à luz do orc “normal”, os Uruk-hai surgiram durante a Guerra do Anel. Através de processos também desconhecidos, talvez através da hibridização com homens, os Uruk-hai foram criados para serem o pináculo do exército de Sauron.

Na adaptação cinematográfica de Peter Jackson, os orcs conspiraram com Saruman para criar os Uruk-hai em Isengard. O filme chega até a mostrar parte do processo, com orcs esverdeados supervisionando o nascimento dos Uruk-hai nos casulos de lama.

Nos filmes a diferença entre orc e Uruk-hai é a mesma: os Uruk-hai são uma versão mais forte, mais alta e sem nenhuma fraqueza à luz do Sol.

Portanto a grande diferença entre orcs e Uruk-hai está no fato dos últimos serem mais aptos ao combate. Eles são uma forma bizarra de evolução forçada, prova de que Sauron era tão maligno quanto seu antecessor Melkor e não pouparia esforços para reconquistar o Um Anel.

 

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade