InícioCinema e TVEstas são todas as semelhanças entre o final de Game of Thrones...

Estas são todas as semelhanças entre o final de Game of Thrones e de O Senhor Dos Anéis

PUBLICIDADE

Embora tenha sido uma série que marcou para sempre a história da TV, não há dúvidas que o final de Game of Thrones também foi bastante divisivo. No entanto, se descartarmos a pressa em finalizar a obra que acabou prejudicando o seu desenvolvimento, o desfecho final de cada personagem guardou alguns paralelos bem interessante com O Senhor dos Anéis.

PUBLICIDADE

Desde muito tempo George R.R. Martin nunca escondeu a sua admiração por J.R.R. Tolkien, e frequentemente quando era perguntado sobre o final de As Crônicas de Gelo e Fogo, respondia que a sua história acabaria de forma agridoce, assim com O Senhor dos Anéis, onde a vitória é alcançada no final, mas com custo extremamente alto e marcando para sempre os seus heróis.

Por mais que os livros de Martin possam tomar caminhos diferentes, se ele realmente contou a verdade para os showrunners os desfecho será bem parecido com o visto na série, e por isso resolvemos fazer uma breve lista mostrando algumas similaridades que esse final possui com a obra de Tolkien.

PUBLICIDADE

A Batalha Final

Por mais que a Batalha de Winterfell por diversas vezes tenha sido comparada a Batalha do Abismo de Helm, toda a sua preparação e desfecho acabam lembrando bem mais a Batalha de Morannon, já que em ambas tivemos a junção dos diferentes exércitos remanescente para combater um mal maior, que no caso de Game of Thrones era o Rei da Noite e em Senhor dos Anéis foi Sauron.

As heroínas femininas

Em ambas as batalhas também tivemos como grandes heroínas duas mulheres. Arya foi responsável por matar o Rei da Noite com a sua adaga de aço valiriano, enquanto em Senhor dos Anéis, temos Éowyn, que desferiu o golpe final no Rei Bruxo de Angmar, que afirmava que nenhum homem poderia matá-lo.

The Scouring of the Shire

Uma das partes mais debatidas sobre O Senhor dos Anéis é o seu penúltimo capítulo, intitulado “The Scouring of the Shire” ou o “O Expurgo do Condado”, que acabou não sendo adaptado para os filmes. Esse capítulo basicamente mostra o retorno dos hobbits para o condado, onde acabam descobrindo que o seu lar foi totalmente destruído por forças lideradas por Saruman, que queria se vingar pela destruição de Isengard. É então que temos a Batalha de Bywater, com os hobbits ajudando a expulsar as forças das trevas. De certa forma, essa batalha possui alguns paralelos com a invasão de Daenerys em King’s Landing, já que essa também é a última batalha da série que ocorreu após os heróis venceram o inimigo maior, mas que acabou resultando na destruição da cidade.

PUBLICIDADE

O Trono de Ferro e o Um Anel

Um objeto feito de metal forjado há muitos anos, que é a ambição de todo governante e pode corromper qualquer pessoa que se aproxime dele. Essa descrição se encaixa perfeitamente tanto para o Trono de Ferro como para o Um Anel. Além de possuírem funções narrativas bem similares, o Trono de Ferro e o Um Anel acabaram sendo criados e destruídos da mesma forma, com o primeiro sendo feito com o fogo do Dragão Balerion e posteriormente queimado por Drogon, e o segundo forjado na Montanha da Perdição e destruído nesse mesmo local.

Daenerys e Gollum

PUBLICIDADE

Se o Um Anel é representado pelo Trono de Ferro, nada mais justo que Daenerys ser o Gollum. Obviamente os dois personagens possuem gigantescas diferenças, já que até a última temporada Dany era uma verdadeira heroína quebradora de correntes. No entanto, ao chegar cada vez mais próximo do seu objetivo, o desejo pelo Trono de Ferro também acabou a corrompendo.

Os Livros

Como muitos já esperavam no final de Game of Thrones nos tivemos uma pequena meta-referência, com Sam apresentando o livro escrito pelo Arquimeistre Ebrose, intitulado “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que conta os eventos desse mundo após a morte do Rei Robert I. Em Senhor dos Anéis temos um momento similar, com Bilbo e posteriormente Frodo escrevendo as suas aventuras em um livro chamado “O Senhor dos Anéis”.

PUBLICIDADE

Jon e Frodo

Entenda o motivo da herança Targaryen de Jon Snow não ter sido importante no final de Game of Thrones

Por mais que inicialmente muitos possam comparar Jon Snow com Aragorn, o seu verdadeiro papel em Game of Thrones é bem mais parecido com o de Frodo. Além de ambos serem heróis improváveis, pois não desejavam se tornar reis, tanto Jon como Frodo possuem feridas não cicatrizadas que acabaram definindo o seu destino mesmo após a vitória. No caso de Jon, ele acabou retornando para a Patrulha da Noite e mais uma vez ficando isolado da sua família. Já Frodo partiu para as Terras Imortais por causa da ferida provocado pelos Nazgul e também não pode ficar junto de todos que ele amava no Condado.

Confira também nosso vídeo com 5 curiosidades sobre Jon Snow em Game of Thrones

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.