Bobby “Bacala” Baccalieri foi um dos personagens marcantes de Família Soprano, interpretado por Steve Schirripa. Introduzido na segunda temporada, Bobby inicialmente fazia parte do grupo de Corrado “Junior” Soprano, mas, conforme os acontecimentos da série avançavam, sua lealdade e posição dentro da Família DiMeo se transformaram. Ao longo da história, ele se destacou por ser um mafioso com uma abordagem mais reservada e menos violenta, o que o diferenciava dos demais.
De ajudante de Junior a membro da alta hierarquia
No início de sua aparição na série, Bobby era um dos poucos membros remanescentes da equipe de Junior Soprano após uma série de eliminações. Com Junior enfraquecido por problemas de saúde e restrições legais, Bobby assumiu o papel de cuidador do chefe veterano e também herdou sua operação de agiotagem. Apesar de sua lealdade a Junior, Bobby gradualmente se aproximou de Tony Soprano, auxiliando em situações como o resgate de Paulie Gualtieri e Christopher Moltisanti na icônica cena da floresta em “Pine Barrens”.
A perda de Karen e o casamento com Janice Soprano
A vida pessoal de Bobby também teve grandes reviravoltas. Ele sempre foi retratado como um homem fiel, sem amantes, algo incomum no universo da máfia retratado em Família Soprano. No episódio “Christopher”, sua esposa, Karen, morre em um acidente de carro, deixando Bobby devastado. A irmã de Tony, Janice Soprano, logo se aproximou dele e ajudou a cuidar de seus filhos, o que acabou resultando em um relacionamento e eventual casamento. Com Janice, Bobby teve uma filha, Domenica.
A ascensão dentro da Família DiMeo
Mesmo sendo alvo frequente das provocações de Tony, Bobby provou seu valor ao longo dos anos. Durante uma viagem em família para comemorar o aniversário de Tony, uma discussão entre os cunhados levou a uma luta física intensa, um dos confrontos mais memoráveis da série. Após o ocorrido, Tony decidiu que Bobby precisava provar sua lealdade através de um assassinato, tornando-se, assim, um membro mais ativo nas atividades criminosas.
Com a queda de confiança de Tony em Christopher e Paulie, Bobby foi promovido a subchefe da Família DiMeo. Com um cargo de maior responsabilidade, passou a atuar menos nas ruas e dedicou parte de seu tempo a um hobby peculiar: a coleção e montagem de trens em miniatura.
O destino trágico de Bobby Baccalieri
Na reta final da série, a guerra entre a Família DiMeo e a Família Lupertazzi se intensificou. O FBI alertou Tony sobre o perigo iminente, mas ele não conseguiu avisar seus aliados a tempo. Silvio Dante foi baleado e entrou em coma, enquanto Bobby Baccalieri foi assassinado dentro de uma loja de brinquedos, onde buscava mais peças para sua coleção de trens. O ataque foi ordenado por Phil Leotardo, líder da Família Lupertazzi.
Confira também
- Os personagens principais de Família Soprano
- Livro A família Soprano e a filosofia: Mato, logo existo
- As melhores frases de Tony Soprano
Família Soprano foi uma premiada série de televisão dramática americana criada por David Chase e produzida pela HBO.
A série acompanha a vida de Tony Soprano (interpretado por James Gandolfini), um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que depois de um ataque de pânico, procura ajuda profissional. É a Dra. Jennifer Melfi (interpretada por Lorraine Bracco) quem o ajuda a lidar com os problemas e “negócios da família”.
A série conta com diversos papéis de destaque entre os colegas; membros e rivais da família de Tony. Os mais notáveis são os papéis de sua esposa, Carmela Soprano (interpretada por Edie Falco), e seu primo, Christopher Moltisanti (interpretado por Michael Imperioli).