Este é o motivo pelo qual Bran pode ser considerado o grande vilão de Game of Thrones

Embora os roteiros dessa última temporada de Game of Thrones tenham sido vazados, sem dúvida o desfecho de alguns personagens foi extremamente inesperado, seja por não terem sido desenvolvidos o suficiente ou apenas por não estarem em harmonia com a sua construção.

Um dos finais que mais revoltou os fãs foi justamente o do Trono de Ferro, que mesmo tendo sido derretido por Drogon, a pessoa escolhida para liderar os Seis Reinos de Westeros não foi Jon, Tyrion ou Sansa como muitos imaginam, mas sim Bran Stark, um dos personagens mais improváveis de assumir essa posição, já que como Corvo de Três Olhos, na teoria ele não deveria querer governar.

Mas como esse é o único final que temos até os livros acabarem de ser escrito, muitos começaram a teorizar se  tudo isso não foi planejado pelo próprio Bran, e na verdade ele seria uma espécie de vilão, que com os seus poderes mexeu as peças exatas para que no final ele acabasse vencendo o jogo dos tronos.

O principal argumento para isso está justamente relacionado à capacidade de Bran visualizar praticamente qualquer evento do passado e ter algumas visões em fragmentos do futuro. Por mais que não seja estabelecido explicitamente que Bran consegue prever o futuro de forma consistente, como ele possui todo o conhecimento de Westeros, isso sem dúvida o faz pelo menos ter uma melhor noção do que pode acontecer.

Mas em vez de ser um observador pacífico, que na teoria deveria ser o papel do Corvo de Três Olhos, Bran acabou interferindo em diversos momentos importantes, como na revelação da verdadeira identidade de Jon Snow, que a longo prazo cominaria justamente na destruição de Porto Real por Daenerys e posteriormente na sua morte pelas mãos de Jon.

A grande questão que fica é: Bran previu isso? Sabemos que em uma das suas visões Bran visualizou um dragão sobrevoando Porto Real, que na época ficamos na dúvida se poderia ser realmente Daenerys ou quem sabe o Rei da Noite. Mas por qual motivo ele não contou isso para ninguém?

Embora exista o argumento de que Bran não possa interferir para que o futuro aconteça de determinada forma, sabemos que foi ele quem entrego a adaga usada por Arya para matar o Rei da Noite. Ou seja, podemos tomar essa atitude apenas como uma coincidência, ou como um ato friamente pensado para reverberar de determinada forma no futuro.

Como a série acabou oferecendo poucas explicações ou regras para os poderes de Bran, não podemos afirmar com toda certeza que tudo foi planejado, mas lembremos que a sua última fala para Tyrion antes de se tornar rei foi: “Por que acha que cheguei até aqui?”. Uma pergunta bem sugestiva de alguém que já sabia do seu destino.

Embora Game of Thrones tenha sido finalizado, a HBO já está trabalhando em uma série spin-off que se passará mais de 5 mil anos antes dos evento das Crônicas de Gelo e Fogo, se focando na Era dos Heróis e mostrando desde os horripilantes segredos da história de Westeros até a verdadeira origem dos Caminhantes Brancos.

João Victor Albuquerque

Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade