Estas são as coincidências por trás dos protagonistas de The Vampire Diaries e Dawson’s Creek

ATENÇÃO: Esta matéria contém spoilers de Dawson’s Creek e The Vampire Diaries

Já faz mais de dois anos desde que The Vampire Diaries terminou, mas, até hoje, a série é lembrada com muito carinho por todos os seu fãs.

Foi o público do seriado, inclusive, quem ao longo de suas oito temporadas reparou em algumas coincidências envolvendo o trio de protagonistas da série (Stefan, Damon e Elena) com os protagonistas de outro show adolescente: Dawson’s Creek.

Ainda que em um primeiro momento as duas histórias possam parecer completamente diferentes – afinal The Vampire Diaries é uma série sobrenatural com foco em vampiros, enquanto Dawson’s Creek conta a história de um grupo de adolescentes transicionando para a vida adulta -, há uma série de similaridades entre os personagens principais.

Antes disso, vale dizer que há um ponto muito importante que liga os dois shows: Kevim Williamson, criador (em TVD juntamente com Julie Plec), produtor e roteirista de ambas as séries.

Assim, coincidentemente ou não, Kevim focou ambas as histórias em um triângulo amoroso, onde temos uma doce e ingênua menina (Elena/Joey) sendo disputada por um mocinho (Stefan/Dawson) e um bad boy – que em TVD aparece na figura do irmão de Stefan, Damon, enquanto em Dawson’s Creek aparece como o melhor amigo do protagonista, Pacey.

Nas primeiras temporadas de ambas as séries, a mocinha e o bom garoto parecem viver o ínicio de um romance perfeito, enquanto o bad boy tem uma narrativa mais separada da história, cheia de momentos de tensão. Há inclusive um momento na segunda temporada da série sobrenatural em que Elena fala para Stefan “Somos eu e você, Stefan. Sempre”. Palavras iguais às ditas por Joey para Dawson quando eles estão em frente ao lago na sexta temporada da série.

Nas duas histórias, o surgimento do triângulo amoroso parte sempre primeiro do bad boy (Damon/Pacey), que acaba se apaixonando (mesmo sem querer) pela garota. Tanto Joey quanto Elena tentam resistir a esse novo amor, mas após algum tempo acabam cedendo ao que estão sentindo.

Nos dois seriados, aliás, isso acontece da mesma maneira: é Dawson quem abre os olhos de Joey sobre o fato dela gostar de Pacey, enquanto em TVD é Stefan quem coloca Elena contra a parede e faz ela perceber que também sente algo por Damon.

Além disso, há cenas bem específicas em ambas as série onde as protagonistas reconhecem o amor que estão sentindo e escolhem ficar com o bad boy. Mesmo que muitos desdobramentos surjam depois disso, em DC é ainda na terceira temporada que isso acontece, quando Joey decide viajar de barco com Pacey. Já em TVD essa cena marcante se deu na quarta temporada do show, quando Elena finalmente escolhe Damon dentre os irmãos Salvatore.

Como não poderia deixar de ser, o final dos shows também é igual, com Elena e Joey mantendo suas escolhas do meio da série e permanecendo com Damon e Pacey, respectivamente.

Uma sucessão de coincidências, no mínimo curiosas, não é mesmo?

Paulinha Alves

Sou jornalista e produzo conteúdo para plataformas impressas e digitais. Tenho blogs desde que me entendo por gente, e sou apaixonada por games e cultura pop.