É dessa forma que o Capitão América irá aparecer após Vingadores: Ultimato nos filmes da Marvel

Atenção! Esse texto contém spoilers de Vingadores: Ultimato!

Vingadores: Ultimato é um dos maiores eventos cinematográficos da história do cinema, o resultado final de 21 filmes e 11 anos de MCU. E se há algum personagem que ao longo dos filmes fez inúmeros sacrifícios pelo bem comum, é o Capitão América.

A jornada de sacrifícios do Capitão América se inicia durante os eventos da 2ª Guerra Mundial e só tem um fim em 2023, com o fim dos eventos de Vingadores: Ultimato onde ele finalmente pode descansar de seus deveres e retornar ao passado para viver uma vida de amor e paz ao lado de Peggy Carter.

Acontece que após isso, ele volta à linha do tempo normal, já idoso e passa seu escudo para Sam Wilson, dando ao Falcão a honra e a responsabilidade de assumir o manto do novo Capitão América.

E é justamente dessa forma que deveremos ver o Capitão América de agora em diante. Um novo homem assume o seu manto e vai continuar o legado deixado por Steve Rogers.

Nas HQs, tanto Sam Wilson quanto Bucky Barnes já assumiram o manto do Capitão, e a escolha de Kevin Feige e dos roteiristas da Marvel em dar ao Falcão essa nova identidade não é surpresa alguma. Afinal, assim como Steve Rogers, Sam Wilson é um militar altamente treinado e capacitado que durante toda sua vida renunciou a seus objetivos pessoais para servir à um bem maior.

E talvez seja justamente esse o motivo que Steve tenha escolhido Sam e não Bucky para envergar o escudo. Apesar de ser uma pessoa de boa índole, Bucky esteve sob controle da Hydra durante décadas, e cometeu inúmeras atrocidades nesse período. Dessa forma, Bucky pode não ter a confiança integral dos Vingadores, algo que não ocorre com Sam Wilson.

Mas, ainda há a possibilidade de vermos Steve Rogers nos futuros filmes, já que no arco das HQs em que aparece idoso ele continua sendo uma espécie de mentor e conselheiro dos Vingadores, ajudando em decisões, estratégias e servindo como uma espécie de general que comanda as ações de dentro da sede dos maiores heróis da terra.

Se voltaremos a ver Steve Rogers somente o tempo irá dizer, mas vale lembrar que o contrato de Chris Evans com a Marvel terminou e o ator já vinha se queixando há algum tempo de estar cansado do papel de Capitão América, principalmente por conta das exigências físicas e por ter vontade de se dedicar a filmes mais “cult” e conceituais do que a franquia de heróis da Marvel.

Ceraldi

UX & UI Manager, Ceraldi se dedica (menos do que gostaria) ao Critical Hits e tentar cumprir seu papel de pai de família em meio à gatos, bacon, video games, séries, MCU, futebol e NBA.