Descoberto detalhe que pode mudar tudo em 13 Reasons Why

A série 13 Reasons Why tem dado o que falar nas redes sociais por abordar uma série de temas bastante pesados, como estupro e suicídio, mas há um pequeno detalhe que você talvez tenha perdido enquanto assistia aos episódios um atrás do outro sem parar.

Alerta de spoilers, falaremos sobre detalhes importantes da série abaixo. Se você não terminou de assistir, ou é sensível a spoilers, não leia abaixo daqui.

Edit: uma pequena alteração foi feita no texto na parte do livro. Faltou dizer que o final onde a personagem sobrevive é o da décima edição do livro, e esse final seria o final original do livro, mas acabou sendo trocado pelo final onde ela morre.

Como você deve saber, 13 Reasons Why gira em torno de 13 fitas deixadas por Hannah Baker a Clay Jensen. Hannah suicidou-se e gostaria que todas as pessoas que fizeram coisas para ela que motivaram essa decisão soubessem o que fizeram. Enquanto isso, a família de Hannah está processando a escola onde ela estudava por eles não terem percebido a depressão dela e tudo o que ela tinha passado e que tinha motivado esse suicídio.

No último episódio da temporada, os estudantes que receberam as fitas além de Clay dão o depoimento deles, e nesse depoimento, é possível notar um pequeno detalhe que provavelmente passou reto por você: a data de depoimento dos estudantes.

Como é possível ver abaixo, a data de depoimento é de  novembro de 2017, ou seja, se traçarmos as fitas gravadas por Hannah, ela ainda não teria se suicidado, e estaria lá pela terceira ou quarta fita nesse momento.

O que isso significa? Que na “nossa” linha do tempo, Hannah ainda poderia ser salva, ainda haveria a possibilidade de algo ser feito para que ela não tivesse chegado ao extremo de suicidar-se, e que ainda é possível notar os sinais que uma pessoa deprimida dá aos outros. A ideia toda da série é essa: nós não fazemos ideia do que os outros estão passando, mas, se levarmos essa linha do tempo em conta, há uma mensagem subentendida: é possível ainda fazer alguma coisa, contanto que esses sinais sejam percebidos.

Vale ressaltar que 13 Reasons Why é uma série baseada num livro e, no final original desse livro, na edição comemorativa de décima edição, Hannah teria sobrevivido à tentativa de suicídio dela (esse foi o final original escrito, e depois foi mudado para o que ela morre), e o Netflix poderia muito bem aproveitar esse final e dizer, na segunda temporada, que a Hannah nunca chegou a se matar de fato, ela tentou, mas sobreviveu a essa tentativa.

O que vocês acham disso? Deixem seus comentários!

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por