A série 13 Reasons Why tem dado o que falar nas redes sociais por abordar uma série de temas bastante pesados, como estupro e suicídio, mas há um pequeno detalhe que você talvez tenha perdido enquanto assistia aos episódios um atrás do outro sem parar.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Alerta de spoilers, falaremos sobre detalhes importantes da série abaixo. Se você não terminou de assistir, ou é sensível a spoilers, não leia abaixo daqui.
Edit: uma pequena alteração foi feita no texto na parte do livro. Faltou dizer que o final onde a personagem sobrevive é o da décima edição do livro, e esse final seria o final original do livro, mas acabou sendo trocado pelo final onde ela morre.
Como você deve saber, 13 Reasons Why gira em torno de 13 fitas deixadas por Hannah Baker a Clay Jensen. Hannah suicidou-se e gostaria que todas as pessoas que fizeram coisas para ela que motivaram essa decisão soubessem o que fizeram. Enquanto isso, a família de Hannah está processando a escola onde ela estudava por eles não terem percebido a depressão dela e tudo o que ela tinha passado e que tinha motivado esse suicídio.
No último episódio da temporada, os estudantes que receberam as fitas além de Clay dão o depoimento deles, e nesse depoimento, é possível notar um pequeno detalhe que provavelmente passou reto por você: a data de depoimento dos estudantes.
https://www.youtube.com/watch?v=yB5JQr8jw7w
Como é possível ver abaixo, a data de depoimento é de novembro de 2017, ou seja, se traçarmos as fitas gravadas por Hannah, ela ainda não teria se suicidado, e estaria lá pela terceira ou quarta fita nesse momento.
O que isso significa? Que na “nossa” linha do tempo, Hannah ainda poderia ser salva, ainda haveria a possibilidade de algo ser feito para que ela não tivesse chegado ao extremo de suicidar-se, e que ainda é possível notar os sinais que uma pessoa deprimida dá aos outros. A ideia toda da série é essa: nós não fazemos ideia do que os outros estão passando, mas, se levarmos essa linha do tempo em conta, há uma mensagem subentendida: é possível ainda fazer alguma coisa, contanto que esses sinais sejam percebidos.
Vale ressaltar que 13 Reasons Why é uma série baseada num livro e, no final original desse livro, na edição comemorativa de décima edição, Hannah teria sobrevivido à tentativa de suicídio dela (esse foi o final original escrito, e depois foi mudado para o que ela morre), e o Netflix poderia muito bem aproveitar esse final e dizer, na segunda temporada, que a Hannah nunca chegou a se matar de fato, ela tentou, mas sobreviveu a essa tentativa.
O que vocês acham disso? Deixem seus comentários!