Neil Druckmann, criador de The Last of Us, abordou recentemente uma das perguntas mais frequentes dos fãs após a exibição da segunda temporada: Joel ainda pode retornar em flashbacks? A dúvida surgiu com força após o sexto episódio da temporada, que trouxe uma retrospectiva significativa da relação entre Joel e Ellie. Apesar da morte do personagem logo no início da nova fase da série, o episódio comprovou que ainda há espaço para revisitar o passado desse protagonista tão marcante.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Flashbacks em destaque e o encerramento da trajetória principal
Joel, interpretado por Pedro Pascal, teve sua presença encerrada de forma brutal na segunda temporada, quando é morto por Abby em um momento decisivo para a narrativa. Ainda assim, ele continuou aparecendo em cenas importantes, como no episódio seis, que explorou eventos ocorridos entre o fim da primeira temporada e o início da segunda.
Segundo Druckmann e o co-showrunner Craig Mazin, a ideia de expandir ainda mais o passado de Joel não está completamente descartada (via ScreenRant). No entanto, ambos afirmaram que não há planos concretos no momento para incluir novos flashbacks. A trama principal envolvendo Joel e Ellie já teve seu encerramento, com os momentos mais impactantes de seu relacionamento sendo devidamente explorados. Agora, o foco narrativo da série está se deslocando para outros personagens e histórias.
A importância do mistério e a chance de surpresas
Durante a coletiva de imprensa do episódio final da temporada, Druckmann comentou sobre a importância de manter certos elementos da história em aberto. Para ele, deixar espaços em branco na linha do tempo de Joel permite que a imaginação do público participe da construção do personagem. Mesmo assim, ele reconheceu que, às vezes, esses mistérios são revisitados quando servem para enriquecer a trama.
Craig Mazin acrescentou que a segunda temporada foi muito centrada no impacto emocional da morte de Joel, o que limitou a possibilidade de explorar linhas narrativas paralelas. Com o encerramento dessa fase, a terceira temporada pode ter mais liberdade para inserir histórias secundárias, como possíveis passagens do passado de Joel e Tommy, por exemplo.
Indícios e possibilidades futuras
Apesar de não haver nada definido, Druckmann lembrou que a série já surpreendeu ao inserir uma cena inédita envolvendo o pai de Joel, interpretado por Tony Dalton. Esse trecho, que não existe nos jogos, foi criado especificamente para a série, mostrando que os roteiristas estão abertos à criação de novos momentos que complementem a história dos personagens.
Essa abertura para material original indica que a volta de Joel em futuras temporadas, ainda que em pequenas doses ou como parte de lembranças de outros personagens, não está fora de cogitação. A série já demonstrou disposição para expandir o universo de The Last of Us além do que foi visto nos jogos, desde que isso faça sentido narrativamente.
Sobre a série
Com direção de Craig Mazin e Neil Druckmann, The Last of Us adaptada o aclamado jogo desenvolvido pela Naughty Dog. Se passando 20 anos depois que uma pandemia devastou a sociedade como conhecemos, a história acompanha a jornada do sobrevivente Joel e da jovem Ellie, interpretados respectivamente por Pedro Pascal e Bella Ramsey.
The Last of Us está disponível na HBO Max.
Confira também:
- Catherine O’Hara fala sobre sua personagem na 2ª temporada The Last of Us
- The Last of Us – Por que Marlene deixou Ellie com a FEDRA?
- The Last of Us – Atriz original de Ellie revela o que achou da atuação de Bella Ramsey
- The Last of Us – 1ª temporada da série quase teve um final diferente
- The Last of Us – Ellie realmente acreditou em Joel?
- The Last of Us – Principais diferenças entre o final da série e do jogo