De todos os eventos narrados por J.R.R. Tolkien em sua obra, Dagor Dagorath é o mais grandioso. Por mais que a Guerra da Ira e a Guerra do Anel sejam os conflitos mais conhecidos do universo de O Senhor dos Anéis, a profecia de Dagor Dagorath é o que mais se assemelha a um verdadeiro apocalipse.
Embora a versão do Silmarillion editada por Christopher Tolkien tenha cortado essa profecia, ela está presente nos escritos originais de J.R.R. Tolkien, sendo descrita por Mandos, o oráculo dos Valar, como a “Batalha Final”, que se iniciará com o retorno de Melkor após descobrir como atravessar as Portas da Noite.
O seu retorno fará com que a Terra-média seja tomada pela escuridão com a destruição do sol e da lua. Eärendil voltará do céu e encontrará Tulkas, Manwë, Eönwë e Túrin Turambar nas planícies de Valinor, local onde ocorrerá a última batalha. Melkor finalmente cairá pelas mãos de Túrin Turambar, que com a espada Gurthang perfurará o coração do Senhor do Escuro.
Com a vitória, as três Silmarils serão recuperadas do Ar, da Terra e do Mar, cabendo a Fëanor quebrá-las para que o fogo de Yavanna reacenda as Duas Árvores de Valinor. Então, será entoada a Segunda Música dos Ainur, que será ainda mais bela que a primeira e reconstruirá Arda, tendo a participação dos Elfos e dos Homens, os Filhos de Ilúvatar.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível exclusivamente no Prime Video.
Confira também:
- Senhor dos Anéis – Qual a origem dos Balrogs?
- Senhor dos Anéis – Pista sobre a verdadeira identidade de Sauron foi dada no episódio 2
- Senhor dos Anéis – Tudo que sabemos sobre a segunda temporada da série
- Senhor dos Anéis – Série explica por que foram feitos anéis e não outro tipo de artefato
- Senhor dos Anéis – Por que Sauron não teve tanto destaque na 1ª temporada?
- Senhor dos Anéis – Qual o nome dos três anéis dos elfos e quem serão os seus portadores?
- Senhor dos Anéis – Episódio final da série revela quem é Sauron