A série The Last of Us continua sua trajetória de sucesso na HBO, e o quarto episódio da segunda temporada marca mais uma etapa importante na adaptação do game The Last of Us Part II. Ao contrário da primeira temporada, que seguiu fielmente o material original com poucas alterações, a nova leva de episódios traz mudanças significativas. O episódio 4, em especial, apresenta uma série de diferenças estruturais e narrativas em relação ao jogo, revelando as intenções dos roteiristas de adaptar a história para um formato mais enxuto e cinematográfico.
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Ellie e Dina não estão em busca de Tommy
Na adaptação televisiva, Ellie e Dina vão para Seattle com um objetivo direto: encontrar e matar Abby. No jogo, o pano de fundo é mais complexo. Lá, quem parte primeiro em busca de vingança é Tommy, e Maria, preocupada, envia Ellie e Dina atrás dele. Essa diferença altera a cronologia dos eventos, já que Tommy aparentemente sequer saiu de Jackson até o episódio 4.
A jornada do primeiro dia em Seattle é encurtada
Enquanto no jogo o primeiro dia de Ellie em Seattle é recheado de explorações e batalhas, a série opta por cortar boa parte dessa jornada. No game, Ellie e Dina passam por um hotel, precisam ativar um gerador, enfrentam infectados em um estacionamento e até são capturadas por soldados da WLF. Tudo isso é suprimido na série, que conduz as personagens diretamente para a estação de TV, acelerando os acontecimentos e centralizando o foco.
A revelação da imunidade de Ellie ocorre de forma diferente
No jogo, Dina descobre que Ellie é imune quando sua máscara se quebra em uma área com esporos, durante a fuga no metrô. Como a série da HBO ainda não abordou os esporos, a cena foi reformulada. Ellie protege Dina de um infectado e acaba mordida novamente, revelando, de forma direta, que não pode ser infectada.
Reação de Ellie à gravidez é mais afetuosa na série
No jogo, Ellie reage com raiva e frustração ao descobrir a gravidez de Dina, considerando a situação um fardo. Já na série, a reação é diametralmente oposta. Ellie se mostra emocionada e acolhedora, até brincando com a ideia de ser “um pai”. A abordagem mais calorosa fortalece o laço das personagens e cria uma atmosfera mais esperançosa entre os momentos de tensão.
O hospital Lakehill aparece antes na trama
Outro detalhe modificado é a ordem dos destinos de Ellie e Dina. No jogo, a dupla ouve no rádio que há um invasor em Hillcrest, possivelmente Tommy, e segue para lá. Só mais tarde o hospital Lakehill entra em cena. Já na série, o hospital surge logo no episódio 4, alterando a cronologia da busca por membros da WLF.
Isaac ganha uma origem mais detalhada na série
Isaac, líder da WLF, tem sua história expandida na versão da HBO. No episódio, ele é apresentado em um flashback como um ex-soldado da FEDRA que se volta contra seus colegas para se juntar à resistência. No jogo, sua origem é contada de maneira fragmentada, apenas por meio de diálogos e cartas encontradas durante a exploração. A escolha de mostrar visualmente sua transição dá mais profundidade ao personagem.
Sobre a série
Com direção de Craig Mazin e Neil Druckmann, The Last of Us adaptada o aclamado jogo desenvolvido pela Naughty Dog. Se passando 20 anos depois que uma pandemia devastou a sociedade como conhecemos, a história acompanha a jornada do sobrevivente Joel e da jovem Ellie, interpretados respectivamente por Pedro Pascal e Bella Ramsey.
The Last of Us está disponível na HBO Max.
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