A Lenda de Shahmaran foi uma das grandes surpresas da Netflix no começo do ano. A produção turca estreou em 20 de janeiro de 2023 e esteve entre as séries de língua não inglesa mais assistidas da plataforma. Por conta disso, é de se esperar que muitos espectadores tenham se questionado se a história da série tem algum fundo de verdade.
Como o seu próprio nome indica, a A Lenda de Shahmaran é baseada em uma criatura mítica meio mulher e meio cobra presente no folclore de comunidades turcas, iranianas e curdas. Embora existam variações da lenda, a história central é a seguinte.
Certo dia, ao tentar roubar mel de uma caverna com seus amigos, Camasb (Jamasp em algumas versões) fica preso no local e é deixado sozinho pelos seus companheiros. No entanto, ao explorar a caverna, ele encontra uma passagem para um belíssimo jardim onde milhares de cobras vivem harmonicamente com Shahmaran. Encantado com o local, Camasb e Shahmaran eventualmente se apaixonam e ele vive por um bom tempo no jardim.
Mas ao sentir falta de morar na superfície, Camasb expressa o seu desejo de ir embora, com Shahmaran apenas pedindo para que ele não conte para ninguém sobre o local. Camasb mantém a promessa por um tempo, mas quando o rei da cidade de Tarso fica doente e o vizir diz que a única cura é a carne de Shahmaran, Camasb acaba revelando onde a criatura morava.
Antes de morrer, Shahmaran diz para Camasb: “Escalde-me em um prato de barro, dê meu extrato ao vizir e minha carne ao sultão”. Camasb segue as instruções e o rei vive ao comer a carne, enquanto o vizir morre ao beber o extrato. Por fim, Camasb bebe a água de Shahmaran e ganha toda a sabedoria da criatura.
A Lenda de Shahmaran está disponível exclusivamente na Netflix.
Confira também:
- Você (You) – Netflix renova série para quinta e última temporada
- O Rei das Sombras – Conheça a lenda que inspirou o filme da Netflix
- Voo 370: O Avião que Desapareceu – Conheça a história real da nova série da Netflix
- Scott Pilgrim receberá adaptação em anime com elenco do filme