InícioArtigosVale a pena comparar o PS4 e o Xbox One tão cedo...

Vale a pena comparar o PS4 e o Xbox One tão cedo assim?

PUBLICIDADE

A nova geração de consoles começou há cerca de seis meses e quase que semanalmente nós vemos artigos nos mais diversos meios dizendo que o PS4 é o melhor console e que o Xbox One está com os dias contados. Aliás, não apenas o Xbox One, mas os consoles no geral, já que muita gente boa por aí já encheu a boca pra dizer que mobile é o futuro. Mas será que nós temos tanta propriedade para esse tipo de afirmação a essa altura do campeonato? Não é melhor esperar um pouco mais?

PUBLICIDADE

Um usuário no fórum NeoGAF criou uma tabela onde mostra que o PS4 teve vários lançamentos a mais em relação ao Xbox One desde o começo do ano, sendo essa grande maioria jogos indies:

xbox-one-ps4-jogos-comp

PUBLICIDADE

O que podemos tirar de conclusão dessa tabela? Provavelmente que o Xbox One está “ameaçado” devido à falta de jogos para ele. Bom, não é como se o PS4 estivesse tão melhor assim. A maioria dos jogos que ele tem e que não estão nas colunas do Xbox One ou são exclusivos desenvolvidos pela Sony, ou indies que nós já jogamos no PC.

Essa discrepância de lançamentos obviamente é culpa da Microsoft, que acabou se arrastando demais para lançar o programa de indies do console, mas não são os indies que vão fazer o PS4 vencer a competição, isso é certo. Atualmente, o PS4 vende mais que o Xbox One primeiramente por um motivo: ele custa 100 dólares a menos do que o concorrente.

A Microsoft já se deu conta disso e vem tomando as medidas necessárias para tentar deixar o preço do próprio console um pouco mais próximo do concorrente, seja por meio de promoções localizadas ou ainda bundles, com jogos como Titanfall, o seu grande trunfo frente ao PS4 nesse começo de geração. Aliás, é exatamente isso o que faz um console vender: um ou dois grandes jogos que convencem as pessoas a comprarem o console. Difícil é fazer a pessoa dar o primeiro passo, depois, é só seguir no embalo.

Vale a pena lembrar que esse começo de geração é bem mais equilibrado do que a geração passada, onde o Xbox 360 começou voando baixo e o PS3 demorou um monte para engrenar. A Sony perdeu uma cacetada de dinheiro no começo do ciclo do PS3 e quase que a divisão de jogos da companhia não tomou a machadada. O PS3 foi acelerando lentamente, e realmente ganhou mais propulsão nos últimos 2 anos, tendo somente há uns 6 meses ultrapassado o Xbox 360 no número total de consoles vendidos.

Um momento que pode ser decisivo nesse ano na guerra dos consoles é a E3, que ocorre daqui a dois meses. A Sony provavelmente vai apresentar novidades para o Project Morpheus, e a Microsoft trazer uma cacetada de jogos para o Xbox One. À partir dali vai dar para ver melhor como o futuro, pelo menos imediato, vai se desenhar para ambas as companhias.

Como eu disse, ainda é cedo para realmente querer prever algo. Mas se for para chutar, eu diria que essa geração vai ser bem mais equilibrada do que a passada, e que não vai fazer tanta diferença assim ter um console ou outro, já que, eventualmente, os jogos vão chegar para a plataforma em questão, a menos, claro, que sejam assinados pela companhia concorrente.

PUBLICIDADE

7 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.