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Quais são as principais diferenças entre o mercado mobile e no Brasil e na China

O mercado de games mobile amadureceu muito nos últimos 10 anos, e a quantidade de casos de sucesso não se resume mais a dois ou três jogos como Plants vs Zombies e Angry Birds. Daquela época para cá, o modelo de negócios nesse segmento mudou, passando de jogos de cerca de 1 dólar para jogos gratuitos pensados especificamente para os mercados em que eles são lançados.

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Recentemente, conversamos com Felipe Atkocius, da Game Hollywood, uma das empresas líder de games mobile na China, com o objetivo de responder a essa pergunta: quais as principais diferenças entre o mercado mobile de games na China e no Brasil.

A Game Hollywood é a publisher do DD Tank Brasil, Omega Zodiac e Dragon Awaken por aqui, jogo mobile de tiro multiplayer que conta com modos PVP e PVE, onde jogadores se enfrentam em batalhas intensas. Como o nome sugere, o DD Tank Brasil é pensado especificamente para o nosso mercado, diferente de outros produtos da empresa focados no mercado chinês e asiático.

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Comentando sobre as principais diferenças entre o mercado do sudeste asiático e do Brasil, Felipe Atkocius, da Game Hollywood, disse que 95% do mercado chinês é mobile, ou seja, o foco lá tem que ser mobile mesmo. “É comum ver o pessoal no metrô, no táxi ou a qualquer momento em que se tem um tempo para puxar o celular e começar a jogar”, disse ele.

Além disso, o chinês, diferente do brasileiro, tem aversão a pagar por jogos. Para ele, ou é free to play, ou o jogo invariavelmente será pirateado, até mesmo nas lojas de aplicativos oficiais da China. Por causa disso, até mesmo jogos feitos por aqui com foco em mobile, como o Horizon Chase, não têm muita chance no mercado chinês, se um dia forem lançados por lá.

Para um jogo fazer dinheiro na china, ele necessita então de microtransações ou de propaganda. “O Chinês não se incomoda com aplicações cuja a interface esta cheia de propagandas, e o mesmo vale para os jogos. Basicamente a Game Hollywood optou por microtransações, logo o nosso foco sempre foi jogos competitivos.”

Um detalhe interessante do público chinês é que eles adoram apostas, sejam elas no mundo real, sejam elas dentro do jogo. “Loot boxes, sorteios, jogos de azar, roletas com prêmios e itens com drop rate são fundamentais. Existe um prazer em gastar dinheiro e ter uma chance de receber uma recompensa “top tier” no jogo. Essa sensação de gastar uma certa quantia e tentar a sorte em algo é o que trás prazer a eles. Já considerando o Brasil, a situação muda, uma vez que o Brasileiro tem uma visão de que dinheiro gasto tem que ter beneficio concreto recebido, e não chances de algum item bom “sair”. A percepção de ambos os países é um tanto oposta nesta questão.”, adiciona Felipe Atkocius, da Game Hollywood.

Para completar essas diferenças, um detalhe interessante da cultura chinesa, é que aos 25 anos, o chinês “deve” casar-se, e aos 27 ter um filho. Eles também usam luvas para comer pizza, o que é estranho quando se tem talheres a disposição, comenta rindo. É esperado isso deles, e mais ou menos por essa faixa etária eles param de jogar, algo que não acontece com o jogador brasileiro.

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Falando um pouco sobre as peculiaridades dos nossos jogadores, Atkocius comentou que algo bem interessante sobre o jogador brasileiro é que ele costuma ser o que mais faz uso dos chats dos jogos, bem mais do que outros jogadores. “O brasileiro gosta de ser competitivo e tem um senso de amizade e cooperação com os jogadores da mesma guilda ou amigos do jogo. Outra característica é o “”HuehuehuehueBR”, que mostra a necessidade de ser troll no jogo e atormentar a vida de outros jogadores dentro do cenário competitivo, isso todo mundo sabe”.

Além disso, o brasileiro é o público que mais se engaja socialmente com os jogos, juntamente com os Filipinos. “Ambos gostam de comentar e discutir sobre o jogo ou fazer piada de posts engraçados. Eles criam grupos tais como “DDTank da DEpressão”, “V.I.Ps do DDTank” etc. Temos jogadores que fizeram tatuagem do DDTank, outros que arrumaram uma namorada que era jogadora. Acredito que quase de tudo acontece na comunidade do DDTank (DDT), por exemplo”.

Para completar, a Game Hollywood tem planos interessantes para 2018. Além de adicionar novos itens e funcionalidades ao jogo e de trazer outros jogos da companhia ao Brasil, por exemplo, o RPG online Omega Zodiac. Fora isso, a Game Hollywood ainda tem a intenção de aumentar a presença da companhia em eventos do Brasil, como participar da Anime Friends e da BGS 2018. Assim os jogadores e os visitantes teriam a oportunidade de conhecer a nossa equipe, ganhar alguns brindes e testar os jogos da companhia.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.