InícioArtigosOs melhores consoles de cada geração - Parte 2

Os melhores consoles de cada geração – Parte 2

PUBLICIDADE

Seguindo a Parte 1 do artigo, que falou das cinco primeiras gerações de consoles, cá estou eu de novo para falar quais foram os mais bem sucedidos consoles das ultimas três gerações.

PUBLICIDADE

Ou melhor, das ultimas duas.

E se vimos os grandes clássicos e percursores da história dos videogames na primeira parte, vamos diretamente para os consoles que levaram os jogos a um novo patamar. Deixando de vez a alcunha de “brinquedo”, os videogames se tornaram uma mídia respeitada e com muito – muito – dinheiro correndo.

PUBLICIDADE

Mais do que isso, os videogames se tornaram arte e romperam o limite da presença física para dominar a internet. Agora, com vocês, os melhores consoles das ultimas gerações de videogames.

6ª Geração – (1998 – 2005)

Sem-Título-6

Com a sexta geração de consoles, a SEGA tentou se colocar de volta no mercado com o Dreamcast. E estava indo até bem, apesar das burradas de marketing da companhia. Mas aí chegaram o PlayStation 2 e o Gamecube, com a companhia oficialmente saindo do cenário de produção de consoles.

O que ninguém imaginava era que uma companhia que tinha quase se dado mal para lançar seu console criaria suas raízes para se tornar uma das futuras grandes potências. Com pouca fama aqui no Brasil, o primeiro Xbox da Microsoft chegou com sentimentos distintos no mercado. Com exceção de um ou outro jogo, como Halo, as pessoas acreditavam que o bom console não passaria disso com os poucos jogos lançados para a plataforma. Mal sabiam eles o que estava por vir.

Considerado o maior console de todos os tempos, o PlayStation 2 aprendeu o que fazer com seu irmão mais novo e fez história. Com o maior número de vendas de consoles na história com cerca de 155 milhões de produções, o Playstation 2 também recebeu uma quantidade absurda de títulos, cerca de 3800 no final de sua vida, que foram convertidos em 1.5 BILHÕES de cópias comercializadas. E isso que eu não estou contando com aqueles DVDs piratas 3 por 15 na banquinha perto da sua casa. O console foi tão bem que teve seu ciclo de vida oficial estendido até 14 anos. Lançado em 2000, o console teve produção encerrada em janeiro de 2013. Um mês antes do PlayStation 4. E muitos ainda tem seu PS2, versão slim ou não, aonde jogam obras primas do mundo dos videogames como God of War e Shadow of The Colossus.

7ª Geração (2005 – 2012)

Sem-Título-7

PUBLICIDADE

Mas se a Sony fez tudo certinho nos seus dois primeiros consoles, não podemos dizer o mesmo do terceiro grande filho da companhia. Vindo com o hype lá em cima, o PlayStation 3 certamente era uma grande máquina para jogos. Mas o grande problema é que não era exatamente fácil fazer conteúdo para ele, já que sua arquitetura de programação era considerada “alienigena” por quase todo mundo que se prestou a fazer jogos para a plataforma. Juntamente com o início do uso do Bluray como mídia, a “impossibilidade” de desbloqueio fez o console ainda menos popular em terra brasilis. Seu preço ridiculamente alto também não ajudava.

Quem se aproveitou dos erros da maior concorrente da geração foi a Microsoft. Apostando muitas fichas, a companhia do Bill Gates lançou o seu segundo console. O Xbox 360 tinha um preço mais atrativo que o PS3, porém sua estrutura interna não era das melhores e tivemos pelo menos quatro gerações de processadores para o console que sofreram muito com as 3RL (3 Red Lights – Três luzes vermelhas), que quando acendiam, significavam que o console tinha praticamente morrido. Mas mesmo assim, o segundo console da Microsoft trouxe novos jogos exclusivos, versões aprimoradas do já aclamado Halo e posteriormente apresentou videogames para aqueles seus amigos não-gamers com o Kinect. Aqui na terra da Dilma, o fato do console ser facilmente desbloqueado aumentou bastante sua popularidade. E teria ganhado essa geração, não fosse o fato da Nintendo se revolucionar para seguir no topo.

Vendo que o território de consoles mais hardcores estava muito disputado e que seu ultimo console de sucesso havia sido há três gerações atrás, a Nintendo decidiu buscar o dinheiro dos jogadores casuais. Com um hardware bem mais modesto que seus concorrentes, mas um controle inovador baseado nos movimentos do jogador, o Wii foi um sucesso incrível no mundo afora. Tanto que os jogos Wii Sports, Wii Play e Wii Fit são os jogos que mais venderam na geração, passando por muitos milhões os jogos de PS3 e Xbox 360. Aqui no Brasil o Xbox 360 levou a melhor com grande facilidade, dominando 75% do mercado de consoles dessa geração. Mas no resto do mundo, a grande vencedora foi a Nintendo.

PUBLICIDADE

8ª Geração (2012 – ?)

One-PS4-Wii-U

Enfim chegamos na atual geração de consoles. PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Wii U pleiteiam o dinheiro sofrido do consumidor. No mundo todo (com exceção do Brasil) o PlayStation 4 vende igual água em São Paulo num futuro próximo no deserto. A Sony definitivamente aprendeu com os erros e montou um console voltado inteiramente para jogos. Seja para efetivamente jogar eles ou para os criar, o PlayStation 4 foi feito para os videogames.

O Xbox One começou atrás de seu maior rival. Com propostas que poucos entenderam e outras que foram entendidas bem demais até, o console não teve um inicio tão promissor. Mas com a primeira baciada de jogos exclusivos realmente relevantes chegando, a decisão da Microsoft de vender o console sem obrigatoriamente envolver o Kinect 2.0 na jogada e um pouco de atenção ao que o consumidor estava pedindo, as vendas começam a melhorar e talvez não demore muito para que chegue nas vendas do console da Sony.

PUBLICIDADE

Já a Nintendo arrumou um problemão. Na tentativa de evoluir o Wii U, parece que eles dessa vez não acertaram tanto a mão e, com a falta de verdadeiros bons jogos em seu inicio, o quinto console da Big N vem bem mal em vendas, causando apenas prejuízos para a empresa. As coisas melhoraram bastante com Mario Kart 8 e as coisas tendem a melhorar ainda mais com o Super Smash Bros e o novo Zelda. Ainda sim, o prospecto não é dos mais favoráveis. A 8ª Geração de Consoles está ainda no seu começo e não dá para saber quem vai se sair melhor. Embora os consoles de Sony e Microsoft tenham dado largadas melhores, nada impede que a Nintendo vire o jogo com alguns de seus jogos exclusivos e melhores estratégias.

Enquanto o PlayStation Origins ou Xbox Batata não saem, fica com vocês a pergunta: Quem vai levar a oitava geração de consoles?

Parte 1

PUBLICIDADE

6 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Tico
Ticohttp://criticalhits.com.br
Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.